Que o nosso olhar do mundo seja vosso!

Que o nosso olhar do mundo seja vosso!

5 de Abril, 2019 0 Por Vitor Martins

O blog “o nosso olhar do mundo”, nasceu há quase dois anos.

Depois de termos passado alguns anos a viajar, quer em Portugal, quer no estrangeiro, coleccionámos memórias e histórias para a vida. O sonho de as ver no papel foi-nos acompanhando, mas que principalmente por falta de tempo, e outras vezes por preguiça, fomos adiando.

Em 2015, depois de uma viagem à Bélgica, e falando com um grande amigo, que sempre escreveu as suas aventuras, decidimos pensar nisso… e lá pusemos mãos à obra.

Foram quase dois anos de muito trabalho, mas também de muitas recordações! As principais conseguimos pô-las todas no blog. Só as mais recentes, mas poucas ė que nos faltam descrever. 🙂

À parte deste nosso hobby das viagens, temos o nosso trabalho de há cerca de 15 anos, no ramo da ótica. O qual foi evoluindo ao longo dos anos e conta hoje com quatro lojas físicas espalhadas por quatro concelhos no distrito de Coimbra, a Maxivisão!

No nosso dia-a-dia de trabalho, já há alguns anos que nos deparamos com uma questão colocada pelos nossos clientes, “o que fazer com armações  antigas?”, muitas delas em bom estado de conservação.

Nunca conseguimos arranjar os canais certos, e de confiança, para reciclagem ou para doação para pessoas carenciadas. Este ano, através da Lions Internacional e do seu projecto de recolha de armações, finalmente arranjámos solução! E tem sido um verdadeiro sucesso!

Apesar de o projecto ser bastante interessante, sentimos que poderíamos ir mais longe e ajudar alguém a viver melhor!

Muitas vezes nas nossas viagens ajudamos pessoas, mas nada que seja realmente diferenciador na vida delas a longo prazo…

Então surgiu-nos uma ideia! 🙂 Sabemos bem, através da nossa profissão, que não ver bem limita o ser humano… principalmente as crianças, que ainda estão a descobrir o mundo… e pensámos “Porque não ajudar algumas destas crianças a ver melhor!!? E porque não adultos também?”.

Fazer algo diferenciador nem que fosse só com uma ou duas pessoas! Nós temos todas as ferramentas necessárias para o fazer. Por vezes basta juntarem-se as pessoas certas e todos ajudando podemos realmente mudar a vida de alguém para melhor! 🙂

A ideia seria, encontrar crianças e/ou adultos com carências visuais através de instituições credíveis que nos fizessem chegar as respectivas necessidades refractivas e uma fotografia, e nós, seríamos os responsáveis pela escolha da armação e lentes adequadas e pela execução das mesmas nas nossas oficinas. Todo este processo só seria possível através dos contactos que temos pelo mundo, que serviriam de elo de ligação.

Com vinte anos de experiência no ramo ótico, não poderíamos desejar melhor forma de festejar, mudando a vida de alguém. 🙂

Começámos então os contactos. E apesar de já termos estabelecido possíveis contactos em vários países africanos, todos eles lusófonos, decidimos que o nosso projecto iria começar em São Tomé e Príncipe!!

Neste momento, estamos a trabalhar com a Associação Arcar onde já temos várias pessoas a fazer o levantamento das necessidades, mas já estabelecemos contactos com outras associações.

De salientar que nos direccionámos para países africanos, porque em Portugal já ajudamos através dos serviços de acção social das Câmaras Municipais onde estamos.

Como queríamos que fosse um projecto realmente diferenciador decidimos juntar os óculos com as viagens, sendo assim, seremos nós que iremos entregar em mão a cada criança, jovem, adulto ou idoso. Testemunhando assim o novo mundo que a pessoa passará a ver!

Sabemos que não podemos mudar o mundo, mas pelo menos tentamos mudar a vida de alguém!

Estamos ansiosos para realizar este projecto, que para nós é um projecto de vida, e que se poderá alargar a outros lugares.

Neste momento procuramos parceiros que nos possam ajudar financeiramente, nas despesas de deslocação e que possam ser padrinhos de cada pessoa a quem entregarmos os óculos.

A nossa ideia é partilhar através dos canais do nosso blog, redes sociais, quaisquer meios de comunicação dos nossos parceiros e dos que se ponham à nossa disposição.

O nosso slogan será “conseguimos mudar a forma do olhar do…”

Com pouco, poderemos de facto fazer muito! Pensem nisso!

Obrigado!! <3

o nosso olhar do mundo