Nova Iorque – Novo World Trade Center

Nova Iorque – Novo World Trade Center

28 de Maio, 2014 0 Por Vitor Martins

Hoje foi um dia de grandes emoções e sentimentos. Fomos visitar o novo World Trade Center, quase 14 anos depois do mais trágico atentado em toda a história dos Estados Unidos da América. 🙁

Chegámos cedo, apesar da agitação das obras em sua volta, este local estava silencioso. Tudo é preto, e só se ouve a água a cair, numa cascata e quase que parece não ter fundo o enorme buraco onde desaparece, em memória a todas as quase três mil vidas que aqui se perderam naquela trágica manhã… 🙁

Todas as pessoas tem o seu nome escrito naquela pedra preta…

Milhares de pessoas, visitantes ou familiares, chegam aqui todos os dias para prestar homenagem aos mortos..

Era exactamente neste local que estavam as “torres gémeas”, como em Portugal eram apelidadas. Mesmo ao lado, em fase de conclusão, está o novo World Trade Center, que com os seus 541 metros de altura, o torna no maior edifício dos Estados Unidos da América e serve para escritórios de empresas como os anteriores.

Aqui mesmo ao lado, existe uma corporação de Bombeiros, a F.D.N.Y. Engine 7 Ladder 1 Battalion 1.

Foram eles os primeiros a chegar, e muitos deles lá ficaram a tentar salvar a vida a outros…

O edifício dos Bombeiros ficou parcialmente destruído, mas hoje já está operacional, é realmente triste pensarmos no que se passou, mas por outro lado, é impressionante o que o ser humano é capaz de construir.

Por falar em construir, depois de umas horas, aqui decidimos descer em direcção ao Rio Hudson, passando por “Little Italy” e “Chinatown”, mas antes passámos por novas construções onde os portugueses também andam, conforme podemos constatar com esta grande empresa de betão.

Sempre a pé, em seis dias fizemos mais de 80 quilómetros pela cidade, que se faz muito bem, porque ela é plana e as ruas são bem pavimentadas e com passeios muito bem conservados. Existe polícia por todo o lado, o que nestes tempos, nos garante um pouco mais de segurança.

Chegávamos a Chinatown, as ruas movimentadas, cheias de comércio chinês, parecendo mesmo que estamos em um qualquer país asiático, ou neste momento, em muitos países europeus… faz-nos ver o que é a globalização no verdadeiro sentido da palavra.

Ao lado a “Little Italy”, com comércio e restaurantes típicos de Itália..

Era chegada a hora de almoço, e foi por aqui que almoçamos, uma bela pizza, para repor energias, e passar a Ponte do Brooklyn. Por cá o marisco é bastante apreciado também, como podemos constatar no mercado.

Era hora de passar a ponte para Brooklyn, mais uma experiência única, mas antes tínhamos de passar por mais uma polícia de trânsito das centenas que existem em Nova Iorque.

O novo World Trade Center ficava para trás, e nós iríamos descansar do outro lado da ponte..

A sensação de entrar na ponte e ter a vista para a cidade, é qualquer coisa de única, parecia que estávamos a ver um filme.

Foi já em Brooklyn, que descansamos nos parques do outro lado do rio East.

O estava a ser fantástico, desde que chegámos ao novo WTC ainda não tínhamos andado de transportes públicos, e assim iria continuar, atravessamos novamente a ponte e fomos até Wall Street onde iríamos acabar o nosso longo dia..

Uns quilómetros depois, chegávamos ao centro financeiro.

Por aqui o stress e a agitação são muito grandes, apesar de como já era um pouco tarde, tudo estava mais calmo.

Tomámos um café em frente à bolsa de Nova Iorque e seguimos viagem..

O dia tinha sido longo nas nossas pernas, mas ainda tínhamos de ir a um dos locais mais fantásticos de Nova Iorque, a Igreja da Trindade. É um prédio que pertence à Igreja Anglicana e está desde o ano de 1700 em Nova Iorque. Neste momento está no meio de vários arranha-céus, que faz com que, no meio deles, se torne ainda mais especial.

Seguimos em direcção ao metro passando por outro edifício do Donald Trump.

Ao lado da bolsa, o Federal Hall, foi construído em 1700 como sede o governo de Nova Iorque, e serviu mais tarde como edifício Capitólio dos Estados Unidos, sendo onde George Washington tomou posse como primeiro presidente dos Estados Unidos da América em 1789.

Por fim passámos, no Tribunal de Nova Iorque, tantas vezes filmado para séries e filmes de enorme sucesso mundial e por um cemitério tradicional americano no meio da cidade.

 

O nosso dia estava a chegar ao fim, amanhã seria o dia de visitar a Estátua da Liberdade, mais um ícone da cidade de Nova Iorque..

We <3 NYC!