Cerca Design House – Onde o Passado e o Futuro vivem em perfeita comunhão

5 de Maio, 2018 25 Por Ana Carvalho

Cerca Design House…

Chegámos ao Cerca Design House por volta das 20h30 vindos de uma viagem de cerca de duas horas… Cansados da viagem, deparámo-nos com um lugar calmo e silencioso, no meio de uma aldeia perto de Donas, de seu nome Chãos… Seria o lugar ideal para passar um fim-de-semana em grande tranquilidade com a família! 🙂

É muito fácil chegar ao Cerca Design House, existem placas de orientação até lá.

Seguimos para a recepção para fazermos o check-in… fomos recebidos de forma calorosa pela funcionária que nos explicou todos os serviços do hotel e nos levou a conhecer um pouco da sua história…

Esta casa, conhecida outrora como Casa dos Machados, a Casa da Cerca pertenceu inicialmente ao morgado de Chãos, tendo permanecido na família durante oito gerações. Foi herdada por José Trigueiros de Aragão Osório Martel que foi Presidente da Câmara Municipal do Fundão e Provedor da Santa Casa da Misericórdia, tendo caido em desuso e abandono ao longo dos anos, até à visita de Marta Augusto Rafael e sua família.

Acreditando no potencial da propriedade e da região, a família investiu num projeto que culminou com a transformação da Casa da Cerca em turismo de charme. A Cerca Design House é o resultado do sonho de criar um refúgio elegante e contemporâneo onde pode relaxar no aconchego das Serras da Estrela e da Gardunha.

A casa estava mesmo na frente dos nossos olhos, e estávamos encantados..

A sobriedade da pedra que remete para a época dos morgados, contrasta com o suave toque do burel e com as cores vibrantes de uma decoração pensada para o bem-estar do corpo e da mente.

Descemos então para o enorme e lindo salão de estar, onde podemos relaxar e se quisermos, beber qualquer coisa no bar ou simplesmente ver televisão.

Voltámos a sair da casa, onde ficámos a saber que existem 10 quartos, todos eles com toques decorativos diferentes… mas a nossa experiência iria passar pelas famosas Villas Cerca, um espaço mesmo ao lado, com quatro Villas, de design moderno e uma excelente vista panorâmica para a serra da Gardunha, com kitchenette equipada, sala com sofá-cama, quarto e WC, e onde existe uma piscina exclusiva apenas para os hóspedes das Villas. Seria aqui que iríamos passar dois fantásticos dias! 🙂

Todas as Villas tem um nome, a nossa era a Alecrim, essa erva aromática tão importante para os Romanos… Começávamos a nossa viagem na Villa, com um cheiro suave a alecrim… seguimos todos directamente para a cama, o dia seguinte iria ser em cheio… 😉

Acordámos cedo, tínhamos pedido o pequeno-almoço na Villa. Podemos optar por tomar o pequeno-almoço na Villa ou na casa, hoje seria na Villa… 🙂

Na hora marcada, lá estava o nosso pequeno almoço a chegar à porta, trazido por uma simpática empregada que nos desejou um excelente dia com uma alegria contagiante… 🙂

No dia anterior, a recepcionista, tinha-nos dado uma folha com várias opções de escolha para o nosso pequeno almoço.

Nós escolhemos e agora, era chegada a hora de aconchegar o estômago para a grande jornada do dia de hoje…

O pequeno- almoço estava delicioso e os miúdos prontos para mais uma aventura.. Fomos visitar a aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto e de seguida, mais à tarde Castelo Novo, já no Fundão.

Por volta das 17h, estávamos de volta àquela que era a nossa casa durante dois dias, e que casa!!!

Era chegada a altura de usufruir um pouco dos serviços que o Cerca Design House tem para nos oferecer..

A piscina das Villas, é um lugar extraordinário!!! A vista para a serra da Gardunha e o espaço envolvente, fazem deste cenário o nosso local de eleição deste tão bonito espaço! 🙂

As cerejeiras são árvores muito famosas aqui… aqui se produzem milhares de toneladas de cereja para serem vendidas para consumo interno, mas também para muitas partes do mundo..

Foi perto delas que descansamos, à beira da piscina…

De seguida fomos relaxar até ao jacuzzi, que está localizado naquela que seria a cave da casa, ainda tem os barrotes de madeira originais, o que lhe dá um toque fantástico, e nos leva a recuar centenas de anos atrás e pensar, como é que a evolução, a força e o querer fazem coisas extraordinárias…

O dia estava a chegar ao fim, por aqui tudo é tranquilo, mas o tempo passa muito rápido, parece que tínhamos acabado de chegar, e já tinha passado um dia… 🙁

Voltámos para a Villa, tomar um banho, na magnífica casa de banho..

O nosso quarto era enorme, com um grande roupeiro embutido na parede, e a sala, tinha um sofá que à noite se transformava em cama para os nossos filhotes… 🙂

A villa tem uma lareira para os dias de inverno, que deve dar um aconchego fantástico à casa..

Do outro lado, a casa tem um requinte único, pormenores de paredes em pedra com traços modernos de um gosto incrível..

Realmente, não existem muitas palavras para descrever este lugar, só mesmo estando lá dentro, conseguimos sentir o relaxamento e a paz que ele nos transmite..

Existe também, outra piscina, para as pessoas que se hospedam na casa..

Em volta do Cerca Design House, a aldeia de Chãos, é todos os dias confrontada com os turistas que ficam aqui hospedados… na noite de sábado pudemos verificar o bem receber destas gentes quando passeámos a pé e, aqui e ali, fomos conversando com quem nos cruzávamos. 🙂 Esta casa foi realmente uma aposta em cheio no que toca a reinventar o passado a pensar no futuro…

O Cerca Design House está enquadrado numa paisagem de cortar a respiração, de um lado a Serra da Gardunha e do outro a Serra da Estrela…haverá lugar mais bonito?

Estava a chegar a hora de deixarmos a pequena aldeia de Chãos, e já estávamos com saudades..

O Cerca Design House ficou-nos para sempre na memória e no coração… Os dias passaram rápido demais e ficámos com a certeza que iríamos regressar… 😉

Obrigado Cerca Design House por nos teres recebido tão bem!!