Belfast – Irlanda do Norte

Belfast – Irlanda do Norte

10 Outubro, 2014 0 Por Ana Carvalho

Apanhámos cedo o comboio de Dublin em direcção a Belfast…

Os quase 180 quilómetros que separam as duas cidades tem paisagens fantásticas, a fazer lembrar as nossas ilhas dos Açores… 🙂

O dia estava chuvoso, como na maior parte dos dias por cá, mas isso não nos iria impedir de ir visitar tão revolucionária cidade…

Belfast testemunhou o pior dos conflitos na Irlanda do Norte. Na década de 80, existia uma guerra aberta entre os nacionalistas, apoiantes de uma Irlanda independente e os unionistas, mais ligados à fusão com a Inglaterra. Depois de muitos conflitos, chegaram finalmente a um acordo em 10 de Abril de 1988. O acordo foi assinado entre o governo irlandês e britânico e tinha por objectivo acabar com os conflitos entre os nacionalistas e os unionistas.

Por lá existem marcas à vista de toda a gente do que se viveu… 🙁

Foi na Casa Municipal de Belfast que ficámos um pouco abrigados da chuva e apreciámos o seu espaço envolvente…

Depois da chuva passar, seguimos pelas ruas até ao Albert Memorial Clock, uma torre de relógio alta situada na Praça da Rainha em Belfast. O memorial de arenito foi construído entre 1865 e 1869 pelos Irmãos Fitzpatrick, e tem um estilo gótico numa mistura de francês e italiano.

Seguimos em direcção ao porto marítimo de Belfast.

Esta zona é bastante importante para a cidade… é lá que existe o museu do famoso Titanic!!

Voltámos para o centro da cidade e fomos visitar a Catedral de Belfast!

O dia já ia longo, estava a começar a anoitecer e nós teríamos que apanhar novamente o comboio em direcção a Dublin…

Apesar do dia chuvoso, tínhamos de vir ver ao vivo a cidade revolucionária de Belfast, até porque já tínhamos estado em contacto por duas vezes com irlandeses, que entraram no mercado de trabalho na década de 80, uma vez no avião, quando íamos para Sydney e outra vez no deserto de Wadi Rum, na Jordânia, e todos eles diziam que o ambiente era muito mau, e que havia uma crise enorme e eles tiveram todos de emigrar para a Austrália. Existe uma grande comunidade de irlandeses na Austrália, notámos isso no St. Patrick day, que passámos em Sydney e existiam inúmeras festas de comemoração na cidade..

Até um dia Belfast!