Bruges e Ghent

Bruges e Ghent

10 de Outubro, 2015 0 Por Ana Carvalho

Que dizer destas duas cidades medievais?? São lindas!!!

Saímos de Bruxelas numa manhã de nevoeiro para um dia fantástico… Chegámos a Ghent e fomos directos à Praça de St. Bavo, para explorar a cidade… De seguida passámos pelos canais de água Graslei e Kranleei, onde apreciar as suas vistas é encantador! 🙂

Seguimos em direcção ao campanário, que servia como ponto de vigia para a cidade.

O Vitor andava entusiasmado com tantos canais de água, tantos barcos a passar, até que a meio da manhã nos pediu para comer uma waffle de nutela, para aí a sexta ou sétima desde que chegámos à Bélgica! 🙂

Entrámos na catedral de St Bavo, descansámos um pouco, porque de seguida e ainda com um nevoeiro meio cerrado era hora de partirmos para Bruges.


Pela pérola de Flandres, indícios arqueológicos mostram presença humana na região de confluência da Escalda com o Lys, anterior à própria Idade da Pedra e à Idade do Ferro. É uma cidade linda, com os seus canais e o seu património, passear pelas ruas desta cidade e inspirador. Nós adorámos passear por lá!

Partíamos ao final da manhã para uma curta viagem em direcção a Bruges… A fome já apertava e por volta das 14h estávamos a chegar…

Em Bruges a sensação é idêntica, as duas cidades na idade média, criaram uma zona industrial, a maior da Europa, principalmente no ramo têxtil.
Bruges é chamada de “Veneza do Norte”,  por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Ghent. Estes canais foram construídos para que fosse possível, através de barco, transportarem as mercadorias de uma cidade para a outra. São duas cidades históricas, com registos quase milenares de vida humana. Passear nos seus canais a pé ou de barco, faz-nos recuar no tempo e constatar que há 900 anos atrás o homem, com as poucas ferramentas que dispunha, era já um visionário.

O almoço foi num restaurante típico belga, onde pudemos degustar a comida, e claro a cerveja típica.

Para sobremesa, não podia deixar de ser uma waffles!!

O nosso passeio por Bruges começava, seguimos em direcção ao lago Minnewater ou lago do amor… nada melhor que ao entrar numa cidade tenhamos esta vista… que relaxamento… 😉

Um pouco mais à frente, entrávamos no “coração” da cidade… os seus canais deslumbram, as ruas movimentadas dão uma vida incrível a esta “Veneza do norte”.

O nosso fantástico dia por aqui ia a meio, passámos pela Câmara Municipal e acabámos a descansar na magnífica praça onde está o Campanário de Bruges… também conhecido como Campanário Belfort, a torre medieval é o mais emblemático marco da charmosa cidade de Bruges. Ele fica na praça principal do Centro Histórico e ergue-se a 83m de altura, até o topo são 336 degraus numas escadas estreitinhas. A recompensa do esforço é um dos melhores pontos para ver Bruges e os arredores de cima. Vale a pena a visita!

O campanário está ligeiramente inclinado já há quatro séculos, por isso se descansar por lá e olhar para ele desde a praça não pense que bebeu cerveja belga a mais!!! 😀

A nossa estadia por estas duas lindas cidades terminou com um fantástico cruzeiro pelos canais de Bruges, onde pudemos apreciar, de outro ponto de vista, todo o património desta fantástica cidade.

Passámos também pelo “Fidel”, o cão mais famoso de Bruges… ele serve de guardião da entrada da cidade e costuma estar a descansar silenciosamente na sua janela… magnífico!

Antes da nossa partida desta mágica cidade medieval, ainda apreciamos o pôr do sol…

Foi um dia inesquecível que passamos por cá em família… São duas cidades apaixonantes a 100kms de Bruxelas…

Duas cidades medievais extremamente bem preservadas no norte da Europa.

https://visit.gent.be/en/see-do

https://www.visitbruges.be/