Bilbau a Madrid – Espanha
Chegámos a Bilbao, numa manhã meio nublada..
A nossa intenção seria passar só um dia e ao final da tarde voltar de autocarro para Madrid..
Fomos directos ao Museu Guggenheim Bilbao, um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projectado pelo arquitecto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. O seu projecto foi parte de um esforço para revitalizar Bilbau e, hoje, recebe visitantes de todo o mundo.
O Museu está inserido num lugar fantástico, mesmo à beira da ria Nervion.
Todo o espaço envolvente foi estrategicamente pensado para que, os seus visitantes possam relaxar e desfrutar do Museu.
Mais próximos, ficámos encantados com o grande urso, recoberto de flores de amor perfeito. É um lindo projecto, uma obra excepcional obra, e de uma manutenção incrível.
Por aqui passámos horas, apreciando todos os detalhes de tão linda obra..
Esta aranha foi feita em homenagem a mãe do artista que trabalhava com tapeçaria, tecendo que nem uma aranha.
Quanto ao museu, confesso que realmente não faz meu estilo. Arte contemporânea, com salas de temáticas bastante diferentes entre si. Claro que sempre vale conhecer e ter a sua própria opinião sobre o museu.
O nosso dia por Bilbau já ia longo, fomos em direcção à estação dos autocarros, era de lá que iríamos sair do País Basco em direcção a Madrid, 400 quilómetros em cerca de cinco horas!
A cidade, capital do país basco, é extremamente limpa e organizada, mas saímos daqui com a sensação que aqui não era Espanha, as pessoas são muito independentes e muitas delas desejam a independência..
Subimos uma enorme montanha e quando chegámos ao cimo, tínhamos saído do País Basco, fomos descansando e apreciando a magnífica vista durante cinco horas até chegarmos a Madrid..
Estava a ser mais uma grande experiência por Espanha, depois de Madrid-Benidorm de autocarro, Poiares-Madrid de carro, quatro vezes, Porto-Corunha por duas vezes, era a vez de descer de Bilbau- Madrid.
Passadas duas horas, parámos numa estação de serviço para esticar as pernas..
Chegámos a Madrid, já bem de noite e fomos descansar..No dia seguinte iríamos explorar a cidade..
Fomos a praça mais famosa de Madrid, a Plaza Mayor, uma praça retangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129m de comprimento e 94m de largura. Existem ao todo 237 varandas ao longo de toda a praça. O pórtico mais conhecido é o Arco dos Cuchilleros, na esquina sudoeste da praça. Ao centro, no lado norte, ergue-se a Casa de la Panadería e à sua frente, no lado sul, a Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais, constituindo um dos pontos turísticos de maior relevo na cidade.
É um lugar onde já estivemos várias vezes, mas que nunca cansa..
De seguida, fomos passeando a pé pelas ruas com comércio tradicional, em direcção ao Palácio Real, a residência oficial do Rei de Espanha..
Mesmo ao lado do Palácio existe uma rua, onde não circulam automóveis, mas que tem uma animação muito grande para todas as pessoas que por ali passam..
Seguimos para a Gran Via, uma das mais famosas ruas de Madrid, com quase 1,5 quilómetros.
A avenida é enorme e possui lojas para todos os gostos e feitios..
Fomos passeando, até chegar à linda Praça Cibeles, muito conhecida no mundo do futebol, pelos festejos das conquistas de um dos clubes da cidade, o Real Madrid.
E foi nesta zona, que almoçámos uma deliciosa paelha, seguindo depois para o aeroporto para voltarmos para casa.
Até sempre Madrid.. <3