Chegou o dia em que o Mundo parou!!

21 de Março, 2020 0 Por Vitor Martins

O mundo parou!!

No dia 12 de Março de 2020, acordámos em pleno Oásis de Huacachina no Perú, depois de cerca de 24 horas de viagem desde Cusco.

O dia estava solarengo e fomos dar um passeio em torno da bela laguna.

Tudo parecia tranquilo, mas perto da hora de almoço, os alarmes soaram na minha cabeça. Se a manhã tinha sido tranquila, os empregados do hotel e dos negócios em volta agiam normalmente, na parte da tarde tudo se modificou!

Modificou-se a partir do momento que vi numa enorme sala de reuniões, todos os empregados do hotel, a receberem instruções para o que aí vinha. Fiquei um pouco à escuta e percebi que eram ordens governamentais, mas estava longe de perceber que no dia seguinte iriam fechar as fronteiras aéreas com a Europa como veio a acontecer.

Naquela noite, os responsáveis pelo autocarro que nos levou até Lima, não quiseram causar pânico nas pessoas, até porque eles nem sabiam bem o que estava a acontecer. No dia seguinte, o presidente do Perú, anunciava o fecho das fronteiras a partir de 15 Março.

O nosso voo era dia 14 Março, aparentemente estava tudo bem, mas começou a gerar-se um certo medo e desconfiança. Conseguimos confirmar que o voo seria um dos últimos a partir, e chegámos bem a Portugal. Conhecemos inúmeras histórias,  de rapazes que estavam em Erasmus e decidiram partir, de pessoas que tinham chegado ao Peru no dia anterior e de muitos outros que estavam em Cusco e não estava fácil arranjar voo para regressar.

Depois de mais de vinte anos de viagens e sessenta e um países visitados, confesso, foi um dos lugares que mais adorei conhecer, mas ao mesmo tempo aquele que não me deixou qualquer saudade.

O nosso pensamento era na nossa família, na nossa casa, na nossa terra! Sinto que a partir daquele dia, tudo vai mudar, vai tornar-se mais difícil viajar, e as pessoas ficarão ainda mais desconfiadas e frias. Já passámos por várias crises económicas, religiosas, até mesmo sanitárias, que existem nos países sub-desenvolvidos a larga escala todos os anos e poucas pessoas por vezes se preocupam com isso.

Esta é um “ataque” ao ego, é pensar que por mais rico que sejas, podes ser atacado pela doença, é sentires que não existe classe social que não possa ser afectada. Ainda agora começamos esta pandemia na Europa, teremos de enfrentar muitos problemas sociais e ninguém escapará a isso.

Por outro lado, talvez este seja um sinal que o nosso planeta terra estava a ficar esgotado há vários anos e que todos iremos conseguir viver com muito menos. Espero por último que todos obedeçam e se comportem como verdadeiros cidadãos portugueses e que nós nunca tenhamos de passar pelo que os nossos avós e alguns dos nossos pais passaram.

Na longa viagem do Perú para Portugal, recordei inúmeras histórias que os meus avós me contavam, de como faziam para sobreviver.

Que esta pandemia, sirva para nos ensinar o sentido de partilha, de companheirismo para com o nosso vizinho, mesmo sem estar perto dele fisicamente, de família, e acima de tudo que a vida e viver é muito mais importante que a ganância.