Cruzeiro no Rio Douro Régua – Pinhão
No início de Setembro de 2016 fomos fazer um cruzeiro de um dia no Rio Douro… Para nós não era novidade, já o tínhamos feito em 2008, mas agora levávamos os meus pais, o Vitor e o Pedro (ainda que na barriga da Ana), como companhia… 😀
Mas antes disso, foi preciso convencer a minha mãe a ir, que é alérgica a sair da aldeia!!! 🙂
Ela tinha vários problemas, primeiro nunca tinha andado de barco, dizia-me que aquilo abanava, e não sabia nadar… depois de ter comprado tudo, ela teve mesmo de ir e claro, adorou!!!
Fomos num fim-de-semana muito quente de Setembro, fomos de manhã cedo directos à Régua, onde iríamos apanhar o barco até ao Pinhão e voltávamos. Às 10h lá estávamos nós prontos para arrancar, sem saber era exactamente o mesmo barco, que nos tinha levado quase 10 anos antes!!
Ao sairmos, a minha mãe ao ver a serenidade do rio, estava encantada com a viagem… a mesa 8 estava por nossa conta e foi aí que almoçamos um lombo assado e bebemos um vinho alentejano… Já na primeira vez que fomos não tinha gostado muito da refeição a bordo, e muito menos do vinho… Estamos no Douro… 🙁
Um dos pontos mais altos da viagem é, sem dúvida a subida e descida do barco na barragem de Bagaúste!!
Esta barragem tem um desnível de cerca de 27m, e passam pela sua eclusa os Cruzeiros que navegam entre a cidade da Régua e a vila do Pinhão. A barragem fica junto à EN222, estrada que liga a Régua e o Pinhão, junto à qual tem um parque de estacionamento. Pode aqui estacionar e observar os barcos de cruzeiro que passam a eclusa, processo que demora até 30min e que reúne muitas pessoas para observar a passagem dos barcos.
Foi um momento de alguma tensão e medo para a minha mãe, que rapidamente se dissipou, aqui já íamos novamente a apreciar as vinhas do Douro..
Depois do almoço, seguimos rio acima, apreciando a paisagem e a tranquilidade do rio. Podemos beber algo no bar, o bar tem esplanadas que permitem desfrutar deste belo passeio!
O resto do dia foi passado em família, aqueles momentos que recordaremos para sempre, em tranquilidade, paz, fora do stress do dia-a-dia…
Ao fim da tarde chegávamos ao Pinhão, para o que seria um regresso em grande de comboio, até ao Peso da Régua. Ao chegarmos à estação do Pinhão, ficámos a perceber que teríamos que regressar de autocarro, realmente aquando da reserva, não asseguravam o comboio com cem por cento de certezas, mas não posso concordar com este tipo de serviço, será sempre ou sim ou não!!! Adorámos o nosso passeio, mas notámos muitas deficiências no serviço, como de resto já o tínhamos notado oito anos antes.
Voltámos até ao Peso da Régua de autocarro, e o dia estava a chegar ao fim..
Foi um grande dia, a minha mãe adorou o passeio e voltou para casa de coração cheio… e nós também!
Visitem o Douro!
https://www.visitportugal.com/pt-pt/destinos/porto-e-norte/73746
O rio Douro é o mais lindo do mundo!!