Dortmund

8 de Março, 2017 2 Por Vitor Martins

Como já descrevi num artigo anterior, pertenço a um grupo de fãs de futebol do Sport Lisboa e Benfica de Poiares, e volta e meia vamos até ao Estádio da Luz ver jogos, ou até a outros países!

Na semana que soubemos que nos tinha calhado o Dortmund para os oitavos de final da Liga dos Campeões metemos logo mãos à obra… e decidimos fazer a segunda viagem fora!! Desta vez com direito a passagem de avião e noite em Dortmund… 🙂

Marcámos um jantar para orientarmos os detalhes, em Janeiro, e aí já ficaram marcados os voos… Seria uma viagem de dois dias, descíamos em Bruxelas devido ao preço muito mais baixo dos bilhetes de avião e a partir daí alugávamos um carro, neste caso três carros, uma carrinha de nove lugares e mais dois carros de cinco lugares!!

Organizámos as coisas sempre com o pensamento de que seria fácil arranjar bilhetes, mas revelou-se uma tarefa quase impossível. Tínhamos um membro do grupo, o João Oliveira, meu amigo e vizinho, que tem um primo, o Joaquim, a trabalhar e a viver lá desde sempre, e aficionado pelo Dortmund que nos conseguia arranjar três bilhetes no máximo… mas nós éramos 18… 🙁 Resumindo tivemos de comprar os bilhetes muito mais caros na internet, porque no site do Sport Lisboa e Benfica era impossível… 🙁

O hotel ficou marcado para perto do estádio, para que ficássemos mais tranquilos…

Arrancámos no dia 8 de Março por volta das 5h da manhã de Vila Nova de Poiares, o dia ia ser muito longo…

Inicialmente tínhamos voo marcado para as 7h da manhã que chegaria a Bruxelas às 9h… mas devido a várias greves o nosso voo só saiu passado uma hora.

Antes disso acontece a primeira história engraçada da viagem… o Cancela, o último membro a aceitar pertencer ao grupo e que decidiu também ir na viagem, levava uma mala de mão das pequenas, mas ao embarcar antes de entrar no avião, como muitas vezes acontece nas companhias low-cost, os funcionários pedem para deixar ir a mala para o porão, e ele, assentiu… Ora nós já estávamos atrasados uma hora, e ainda se tinha que esperar pela mala do Cancela assim que aterrássemos… gerou logo ali um ambiente de crispação… que foi sanado rapidamente, porque assim que aterrámos em Bruxelas, eu e o Cancela fomos buscar a mala e praticamente nem esperámos, conseguindo resolver o problema mais rápido do que a malta pensava. 🙂

O passo seguinte seria ir buscar os carros, e depois de uma fila de espera, mais uma história… um dos membros, o Zé Soares, tinha renovado a carta mas ainda não tinha a nova com ele, só viria na semana seguinte, mas ele era um dos responsáveis pela condução de um dos carros… o que ele trazia era um papel em Português a dizer que podia conduzir…. em Portugal… a mulher do guiché olhou para o papel e disse logo: “isto não vale de nada, tem de arranjar outro condutor.” 🙁

Mais um problema, lá conseguimos mais um condutor que para além de condutor teria de ter um cartão de crédito válido… e seguimos para 250kms de aventura!! Eu fui no carro com o meu amigo João, que ia a conduzir!!!

O GPS logo mal saímos do aeroporto fez com que déssemos uma volta e passados 15 minutos estávamos novamente por lá!!! Estava a começar bem a viagem… Lá conseguimos sair por volta da 13h30 da tarde, normalmente 250kms fazem-se em 3h sem trânsito ou seja lá pelas 17h estaríamos em Dortmund… mas não foi isso que aconteceu, saímos de Bruxelas, entrámos na Holanda, saímos da Holanda, entrámos na Alemanha e passámos por Dusseldorf, já tinha feito aquela estrada antes, na altura do Mundial de futebol em 2006, quando fui ver Portugal-México ao estádio Veltins Arena em Gelsenkirchen, mas isso fica para outro artigo!

O problema maior foi quando passámos Essen, a chuva era muita e o trânsito bastante intenso, perdemos mais de 1h, o que fez que chegássemos ao hotel só às 18h, apenas duas horas antes do jogo…

O Joaquim estava a nossa espera com duas grades de cerveja alemãs prontas para serem bebidas!!! 🙂

Ainda havia outro problema, os bilhetes de última hora comprados pela internet, teriam que ser levantados num guichet no centro da cidade… O Quim deu uma ajuda e foi com quem tinha estes bilhetes… chegaram 30m antes do jogo, mas chegaram! 🙂

A partir daqui o grupo dispersou-se, porque os bilhetes assim obrigaram… mesmo assim ainda se conseguiu alguns grupos… no meu caso fiquei ao lado da bancada afecta aos adeptos do Benfica com o João e foi inesquecível… antes de entramos ainda tivémos tempo para jantar, à porta do estádio, as famosas salsichas no pão alemãs e beber umas cervejas eu, o João, o Quim (primo do João) e o Adosindo (tio do João)… Eles tinham lugar num lado do estádio e nós do outro…

Dirigimos-nos à porta, a confusão era muita, e de repente, depois da minha grande entrevista à ABOLA TV, aparece o Cancela novamente com problemas… andava perdido, não sabia como se dirigir a porta dele que ficava do outro lado do estádio… Lá lhe demos indicações e acabou por entrar, no entanto já o jog tinha começado à 15m…

Nós entrámos precisamente a começar o hino da Champions League, estar ali a apoiar o clube do meu coração era uma das melhores sensações que tinha tido na vida em termos de futebol… E apoiámos do principio ao fim, apesar da pesada derrota, todos os adeptos foram incansáveis, e dignos de homenagem por parte dos adeptos do Dortmund e até dos jogadores… isto é Futebol, fair play acima de tudo!!

Emoções ao rubro, saímos tristes mas de cabeça erguida! Tínhamos acabado de ser eliminados da Champions League, mas tínhamos um tetra campeonato nacional para conquistar!!! 🙂

Quando saímos juntámos-nos todos nas barracas de comida, comemos… e quando nos estávamos a organizar para ir até ao centro da cidade dar uma volta, reparámos na falta do grande Cancela… soubemos depois que o colega dele de bancada ao ver tantos golos decidiu abandonar o estádio 10m antes e ele ficou sozinho… ele já tinha tido três problemas: a mala no porão, ficou no hotel sozinho e teve de apanhar um táxi para o estádio, ficou perdido no estádio e entrou 15m depois e agora estava outra vez longe de nós… decidiu apanhar um táxi novamente para o hotel, só que não sabia o nome do hotel, a sorte é que a cidade e pequena e naquela zona existem poucos hotéis e lá foi ele para o hotel… e nós à procura dele, ligámos inclusivé para o hotel a saber se ele estava lá, mas o recepcionista não quis facultar essa informação…

Decidimos então ir a pé para o hotel, passados 15m estávamos lá e o grande Cancela também… já há bastante tempo, muito enervado e desejoso de se ir deitar… parece que ao chegar ao hotel teve outro problema… pediu a chave do quarto mas o nome dele não correspondia ao número… a partir daí gerou-se a confusão, o recepcionista que quando ligámos o devia estar a ouvir, não lhe quis dar a chave e ele lá estava na recepção à nossa espera… Tinha sido um dia longo, mas tudo se resolveu tranquilamente… Ficámos na conversa com o Quim mais umas horas bebemos mais umas cervejas e fomos dormir, no dia seguinte logo pela manhã teríamos que arrancar novamente para Bruxelas, tínhamos voo às 12h30…

A viagem de regresso foi muito mais tranquila, acordámos todos cedo, tomamos um belo pequeno almoço e seguimos directos a Bruxelas.

Ainda tivemos tempo de almoçar descansados e degustar a magnífica cerveja belga… lá ensinei mais uma coisa ao meu vizinho que queria ficar ao pé do Tin Tin…

Foi uma viagem espectacular, apesar do cansaço, valeu muito a pena e o Cancela conseguiu regressar são e salvo… sim porque ele foi-se logo deitar no dia anterior, ainda falamos em ir a uns bares e ele disse logo que não, principalmente depois do João lhe ter dito… “ó Cancela, nós agora vamos a uns bares e até poderemos ir a uma casa de alterne, mas com a sorte que você está hoje, se sobrar alguma coisa para si, ainda há-de ser algum travesti!!!”, fartámos-nos de rir!!!

Valeu muito a pena conhecer o estádio do Dortmund e conviver com todos!!

E iremos voltar com certeza a outro grande palco europeu juntos!!