Cadis – Almeria – Valencia

Cadis – Almeria – Valencia

15 de Setembro, 2012 0 Por Ana Carvalho

Em Setembro de 2012 passamos por Cádis, Almeria e Valência!!!
Como cidades do sul de Espanha, as suas traças gerais são semelhantes sendo que, Valência está neste momento uma cidade ultra-moderna e poderosa.

Chegámos a Cadis e quisemos saber o que se fazia por lá!!
Cádis é uma cidade que pertence à Comunidade Autónoma Andaluza. A cidade localiza-se exactamente na baía de nome idêntico, ocupando 592 km² e uma população ligeiramente inferior a meio milhão de habitantes. É também um porto comercial e ponto industrial, é e foi de grande importância ao longo dos séculos XVIII e XIX. Devido exactamente ao seu porto, possui indústrias variadas, como as do fabrico de bebidas alcoólicas, conservas, sapatos, perfumes e tabaco, além do turismo. Uma cidade bonita e com muitos boas praias.

Acordámos bem cedo e fomos explorar a cidade..

Passámos pelo monumento em memória da constituição da Cidade de Cadis, e seguimos pelas suas estreitas ruas apreciando cada traço europeu misturado com norte africano, estampado nas fachadas das tão bonitas casas..

De seguida visitamos as igrejas do Convento de Santa Maria e de Santo António.

Como tínhamos muito tempo, e a cidade era fácil de fazer caminhando, fomos até ao mercado apreciar as bancas, de peixe, carne ou frutas que existem por lá…

Passado umas horas, saímos do mercado e fomos descansar nas esplanadas em frente à Catedral de Cádis que queríamos subir para apreciar a vista para a cidade e para o mar mediterrâneo.

Depois de subirmos setenta e dois lances de escada e algumas rampas, a vista compensou todo o nosso esforço!!

Descemos, com calma, apreciando o momento..

Daqui seguimos para a marginal, descansar mais um pouco ao fim do dia e apreciar as vistas..mas antes tínhamos de comer um bom presunto e beber uma boa jarra de sangria… 😉

O dia estava a chegar ao fim, tínhamos de seguir viagem, amanhã Almeria esperava por nós..

Até um dia Cádis…

Almeria acordou bastante nublada…

Almeria é conhecida pelo Castelo de San Cristóbal. Trata-se das ruínas de uma fortificação erguida pelos muçulmanos, em posição dominante sobre uma elevação fronteira à alcáçova de Almeria. Classificado como “castelo”, a visita ao monumento é livre.

Visitámos a praça e a linda catedral de Almeria, que nos primeiros anos servia como templo-fortaleza e servia para o povo se defender dos ataques dos piratas.

De seguida subimos ao Castelo de San Cristóbal.

A também denominada Alcazaba de Almeria, e uma das mais importantes construções muçulmanas da península ibérica. Os seus quase mil anos de história fazem nos compreender toda a arquitectura usada pelos árabes naqueles tempos.

Hoje lá do alto temos uma vista fantástica para a cidade e para o mar mediterrâneo..

No seu interior, podemos passear pelos seus jardins cuidados, e ver a forma como os árabes geraram canais de água para abastecer a fortificação e ainda hoje tem utilidade prática na rega dos jardins.

Era hora de descer, iríamos passear um pouco pela cidade e depois seguíamos para Valência…

Bom dia Valência…

Valência é a capital e a mais populosa cidade da Comunidade Valenciana e a terceira mais populosa da Espanha, com 800 666 habitantes no município e 1 738 690 habitantes na área metropolitana. Localiza-se na costa do Mediterrâneo, no leste do país. É uma cidade muito antiga, sendo referenciada já no século II a.C., e foi fundada em 138 a.C. Com uma longa história, diversos museus, tradições populares como as Fallas e a proximidade ao Mar Mediterrâneo, é uma das cidades mais conhecidas e visitadas em Espanha.

Chegámos a esta grande e moderna cidade pela manhã e fomos visitar a parte antiga da cidade..

O tempo seria curto por lá, ao fim do dia estaríamos a apanhar um avião com direcção a Madrid, fizemos um “city tour” pela cidade com a promessa de voltar um dia.

Passámos pela Catedral de Valência, pela linda estação de comboios, pelo museu da Tourada, pela praça municipal, que como não era Março e não estávamos na altura das famosas Fallas, estava calmo, sem o fogo de artifício intenso, e pela Plaza de la Reina, com os seus jardins lindíssimos..

De seguida, fomos em direcção a parte mais moderna da cidade, onde está a Cidade das Artes e das Ciências, um verdadeiro museu a céu aberto, com edifícios únicos..

Lá estão os seguintes monumentos:

  • L’Hemisfèric – Imax Cinema, Planetário e Laserium. Com aproximadamente 13.000 m²
  • El Museu de les Ciències Príncipe Felipe – Museu interativo de ciências, ocupa aproximadamente 40.000 m² em três pisos.
  • L’Umbracle – trilha de caminhada com plantas selvagens, conta também com uma galeria de arte com esculturas de artistas contemporâneos.
  • L’Oceanogràfic – o maior aquário oceanográfico da Europa, com 110.000 m² e com 42 milhões de litros de água.
  • El Palau des Arts Reina Sofia – casa de ópera e apresentações de artes. Contém quatro grandes salões: Salão Principal, Salão Magisterial, Anfiteatro e Teatro de Câmera.
  • El Puente de l’Assut de l’Or – ponte que liga o lado sul com a rua Menorca, cujo pilar de 125 metros de altura é o ponto mais alto da cidade.
  • A Praça Principal – uma praça coberta, atualmente em construção, onde serão realizados concertos e eventos esportivos.
  • As Torres de Valência, Castellón e Alicante – parte de um projeto que consiste na construção de três arranha-céus de 308, 226 e 220 metros.

O nosso tempo aqui foi curto demais, um dia voltaremos.

Por fim seguimos até à praia, que neste dia não estava apelativa, mas que na maior parte dos dias do ano, é um local de paragem para muitos turistas e residentes.

Por fim, passámos pelo porto da cidade, um dos mais importantes portos de Espanha, e onde existe, a nova pista de Formúla 1 de Valência.

Valência é conhecida pelas suas praias, mas também como cidade do futuro ou cidade das artes e da ciência, devido ao forte investimento efectuado em novos edifícios todos eles na vanguarda da modernidade. O final do dia chegava e com ele o final da nossa visita a esta linda cidade… Era hora de partir, Madrid esperava por nós, uma hora depois… 🙂

Até um dia!