Frankfurt e Heidelberg – Alemanha Mercados de Natal

15 de Dezembro, 2012 0 Por Ana Carvalho

Entre Dezembro de 2012 e Março de 2013 fomos duas vezes a Frankfurt. Já por lá tínhamos passado em 2005, mas só de passagem..

Tínhamos uma amiga por lá, e quisemos ir conhecer os tão famosos mercados de Natal da Europa.

Chegámos numa quinta-feira já de noite, mas eram 16h30!!Sim, aqui no Inverno anoitece ainda mais cedo que em Portugal, o frio era muito tínhamos de ir jantar a um, das dezenas de mercados de Natal que existem nos arredores da cidade..

Fomos visitar um típico mercado de Natal, com ringue de patinagem e muitas barracas com comida e bebida…Por aqui, não podíamos deixar de comer as famosas salsichas alemãs e beber um delicioso vinho quente..Nos países europeus é tradicionalmente bebido durante o inverno e é frequentemente associado com as festas de Natal. O acto de misturar especiarias em vinho remonta aos antigos gregos, que as adicionavam para prevenir o desperdício de vinho prestes a vencer, e para se aproveitar as propriedades medicinais das ervas.

Era hora de ir descansar, no dia seguinte iríamos visitar a cidade de Frankfurt e o seu enorme mercado de Natal..

O dia acordou gelado, tivemos de tirar o gelo do carro para seguirmos viagem.

Sempre com muita boa disposição,  lá fomos nós para o centro da cidade, numa viagem de cerca de vinte minutos.

Entrámos na cidade ainda com um pouco de nevoeiro, passámos pelo Alte Oper, um teatro com 37 anos.

Passeamos nas ruas, e passámos no Banco Central Europeu..

Chegámos ao Mercado de Natal..Ele está situado na praça em frente à Câmara Municipal e é gigante, bem como, a sua árvore de Natal..

A praça é linda, e o ambiente é fantástico nesta altura do ano…Desde o início do advento até ao fim do ano, as cidades, vilas e aldeias de muitas cidades da Europa, transformam-se em mercados de natal, com comidas, bebidas, produtos tradicionais, festas e acima de tudo boa disposição!!É neste altura que os alemães se transformam, e convivem até mais tarde e comem e bebem um pouco mais..

As crianças tem animação suplementar, estes famosos carroseis, sempre no imaginário de qualquer criança..

Realmente o ambiente por cá, nesta altura do ano, era bastante diferente de outras alturas que passámos pela Alemanha.

Foi em clima gelado, com com alegria e boa disposição, que saímos do centro da cidade e fomos conhecer mercados de Natal, e vilas mais pequenas, mas ainda mais acolhedoras.

Foi já a cerca de 80kms da cidade de Frankfurt, que fomos conhecer Limburg an der Lahn!!!!

Uma cidade mágica com cerca de 33000 habitantes…

Foi no seu pequeno mas caloroso mercado de Natal, que provámos umas deliciosas panquecas de batata com molho de maçã e bebemos vinho quente..

Estávamos impressionados com o acolhimento das pessoas, e com a forma como se divertiam nos mercados de natal. Os alemães são conhecidos no mundo inteiro como pessoas muito disciplinadas e por vezes um pouco arrogantes e antipáticas, mas não era isso que estávamos a sentir nesta viagem…mas confesso já sentimos noutras..

Apesar do frio, o vinho quente, as panquecas,as salsichas e o chocolate, davam-nos um calor fantástico!!

Por lá ficámos até ficar noite, e lá jantámos, regressando a casa já à noite. O dia tinha sido longo, mas bastante produtivo e emocionante, pelo caminho no regresso, começou a nevar um pouco, foi um aperitivo para o que nos aconteceu na manhã seguinte…

Por volta das 6h da manhã, acordei com o barulho das máquinas de limpeza, vim à janela e estava tudo pintado de branco..Estávamos numa vivenda com três andares, o senhorio, estranhamente para mim, andava a limpar a entrada da casa…

Viemos a perceber que é a obrigação dele limpar a neve da porta até à estrada, para que os seus inquilinos possam sair em segurança de casa, se houver algum problema, o responsável é o inquilino!!

Então sabendo ele, que existem dois portugueses na casa, ainda de noite começou as limpezas…A nossa amiga confessou-nos que ele estava muito preocupado connosco, porque por não estarmos habituados à neve, podíamos sair, escorregar e depois a responsabilidade era dele!!E para acabar a conversa com a nossa amiga, disse: “ainda para mais sendo portugueses!!!”…Como se nós fossemos loucos da cabeça!!

Carro limpo, toca a seguir viagem!!O nosso destino hoje, era passar pelas margens do Rio Reno, e visitar caves de vinho…

Fomos visitar as vinhas da HASENSPRUNG, uma marca conhecida mundialmente pelo seu vinho branco…

Impressionante como as vinhas sobrevivem ao tão gélido inverno da Alemanha.

Fomos visitar um pouco da história desta marca de vinhos, na sua casa centenária..

As vistas para o Rio Reno daqui, são lindas!!

O dia estava a ser fantástico, ficámos a perceber a forma como protegem as castas e as uvas.

Estávamos em pelo Dezembro, e as uvas estavam ali, resistindo ao frio e à neve…Queríamos provar aquele sumo dos Deuses…

Descemos um pouco, e foi nas margens do rio Reno, que degustámos tão maravilhoso vinho acompanhado com uma carne de vaca guisada com batatas..Divinal!

Depois do maravilhoso almoço, passeámos nas margens do Reno, passado pela mítica estátua de Loreley,um rochedo localizado junto ao Rio Reno, elevando-se a 120 metros acima do nível do rio.

O nome provém de lendas germânicas sobre ninfas que viviam nas águas. O rochedo Loreley situa-se na parte mais estreita do Reno entre a Suíça e o mar do Norte, e é o acidente geográfico mais conhecido do vale do alto médio Reno, uma secção com 65 km do rio entre Koblenz e Bingen que foi incluída em 2002 na lista de Património Mundial da Unesco.

Secções cobertas de pedras, salientes, e partes com águas pouco profundas, combinados com uma corrente, fazem deste um lugar perigoso. O Reno é um importante fluxo de água, e com o passar dos séculos, numerosos marinheiros, especialmente os desprevenidos, perderam suas vidas neste local.

De lá subimos novamente, até a um parque natural com uma vista fantástica para o vale do Reno..

O dia acabava, amanhã iríamos conhecer a mais antiga universidade da Alemanha e uma das mais antigas do mundo..

Heidelberg data de 1196, a prova está num documento do Palatino Heinrich para a abadia de Shonau. É também conhecida, pela Universidade de Heidelberg,(que é a mais antiga da Alemanha), fundada em 1386 por Ruprecht I e refundada em 1803  pelo duque Karl-Friedrich de Baden. Ainda hoje, ela é muito famosa, principalmente na área da Medicina.

Chegávamos então a Heidelberg, cem quilómetros a sul de Frankfurt para passar o dia. O dia estava chuvoso e frio, mas nada que impedisse de irmos explorar tão linda e antiga cidade..

Fomos beber uma cerveja, e comer um doce num dos cafés da cidade..

Por aqui respiramos cultura e tradição. Depois de termos aconchegado o estômago, subimos ao topo do Castelo e visitámos o museu da farmácia no seu interior..

Foi em Heidelberg, que inventaram a tão famosa Aspirina!

Aqui podemos ver como eram as farmácias antigas e como se faziam os medicamentos..

Saímos do museu, e fomos apreciar a vista para a cidade..

Daqui temos uma vista previligiada para a igreja protestante do Espírito Santo e para a fantástica ponte centenária da cidade.

Passeámos pelo interior do castelo, parte já está em ruínas, é um dos mais importantes edifícios renascentistas a norte dos Alpes, erguem-se 80 metros acima da base do vale, dominando a imagem da antiga cidade..

É realmente um lugar extraordinário, com quase 900 anos de história..

O nosso dia estava a chegar ao fim em Heidelberg, descemos para a cidade, passeámos na ponte e saímos com a promessa de voltar..

Voltámos novamente para Frankfurt para apanhar o avião e regressar a casa..Foram dias de grande aprendizagem!!

Como a nossa amiga pertencia aos quadros da Lufhtansa, tivemos um tratamento um pouco mais priveligiado, como podemos ver no ecrã!

O problema é que estamos em standby, ou seja, caso haja compras de ultima hora, teremos de tentar ir noutro voo, as tarifas são mais baixas para os funcionários, mas sujeitam-se a ficarem em qualquer lugar..

E como se diz em Alemão: