Hamburgo – Alemanha

5 de Setembro, 2011 0 Por Ana Carvalho

Hamburgo é uma cidade repleta de história!

Esta linda cidade, foi quase dizimada pela segunda guerra mundial. O seu porto era um local estratégico para entradas e saídas e por isso foi uma das cidades mais fustigadas pela guerra..

É por isso impressionante chegar aqui e ver o que foi feito em 60 anos…

Chegámos de barco numa manhã nublada e fomos explorar a cidade a pé… Tínhamos o dia inteiro por cá… Fomos de navio cruzeiro, hoje era o dia de ficar aqui… Entrámos pelo Speicherstadt, o maior bairro de armazéns do mundo, onde os mesmos são construídos sob alicerces de madeira. Foi construído entre 1883 e 1927. Parte não foi destruída pela guerra.

Fizemos o centro da cidade a pé, e podemos constatar como os edifícios mais antigos foram recuperados e como a cidade se reergueu de tão trágico acontecimento..

A modernidade em contraste com a antiguidade, dá um toque mágico a esta tão bonita cidade…

Seguimos em direcção ao memorial de São Nikolai, o santo dos marinheiros e viajantes… São Nikolai já foi uma imponente igreja na cidade de Hamburgo. A sua história começa  em 1195 como uma pequena capela perto do porto. Foi destruída pelo Grande Fogo de Hamburgo quando já era uma igreja em 1842. Depois disso foi reconstruída em estilo neogótico e sua torre com 147m de altura já foi a mais alta do mundo. Na Segunda Guerra, a torre serviu de referência aos pilotos dos ataques aéreos dos aliados a Hamburgo. O museu fica no que era a cripta. A torre original da igreja ainda está de pé, porém em reforma. O entorno é uma praça memorial.

Subimos aquela que já foi, noutros tempos a torre mais alta do mundo e daí, temos uma vista fantástica sobre toda a cidade e seus canais..

Era hora de descer e visitar o museu.

Um dos sinos que foi destruído pelos ataques e uma estátua em memória ao sofrimento causado nas pessoas com os ataques…

Daqui seguimos para a praça da Câmara Municipal…

O dia já ia longo, passeámos pelas ruas da cidade, e foi aí que ficámos a saber que Hamburgo é a cidade mais portuguesa da Alemanha, são mais de 8000 que aqui residem… Existe um quarteirão que tem mais de 40 bares e restaurantes de portugueses, a fazer lembrar a nossa passagem por Genebra, por Newark ou por Paris…

Por Hamburgo a maioria das igrejas são protestantes, mas ficamos a saber que existe uma Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo, oficialmente desde 8 de Março de 1974. As Missões são uma estrutura da Igreja Alemã para fazer face à situação específica linguística, cultural e social das comunidades estrangeiras. As Missões funcionam de forma semelhante a uma paróquia mas, não tem estatuto próprio. São, por isso, financiadas directamente pelo respectivo bispado e pelas ofertas dos seus utentes. A Missão Portuguesa de Hamburgo está integrada no Arcebispado de Hamburgo e abrange a zona do norte. Os serviços dirigem-se especialmente a todos os católicos de língua portuguesa, mas não só. Colaboram com as paróquias alemãs locais, a igreja portuguesa, outras missões estrangeiras.

Existe também uma Scientology Kirche em Hamburgo. A Cientologia é uma religião que oferece um caminho preciso que conduz a uma compreensão completa e certas compreensões da nossa verdadeira natureza espiritual e o relacionamento da pessoa consigo mesma, com a família, com grupos, com a humanidade, com todas as formas de vida, com o universo material, com o universo espiritual e com o Ser Supremo. Aborda o espírito (não o corpo ou a mente) e acredita que o homem é muito mais do que um produto do seu ambiente, ou os seus genes. É composta por um corpo de conhecimento que se estende a partir certas verdades fundamentais. Os principais entre estes são:

O Homem é um ser espiritual imortal.

A sua experiência se estende bem além de uma única vida.

As suas capacidades são ilimitadas, mesmo que não sejam presentemente realizadas.

Defende ainda que o Homem é basicamente bom, e que a sua salvação espiritual depende de si mesmo, dos seus companheiros e da sua realização de irmandade com o universo.

Mais uma aprendizagem hoje… é tão bom aprender! Caminhamos de volta ao porto tranquilamente…

Ao passar por umas das dezenas de pontes que separam os canais, deparamos-nos com uma estátua de Vasco da Gama, um muito importante navegador português…

Esta cidade é realmente fantástica… 😀

O resto da tarde foi passado na zona do porto de Hamburgo, o maior e mais importante porto da Alemanha e um dos mais importantes do mundo..

Era hora de nos despedirmos de Hamburgo, com a promessa de voltar para explorar mais a cidade..

Ao sairmos do porto de navio, tínhamos 110 kms para fazer até chegar novamente ao mar… sim, do porto de Hamburgo ao mar do norte são 110kms!!

A viagem é feita num canal com uma paisagem de cortar a respiração!

Foi neste canal, que nos impressionamos com o tamanho de uma das fábricas de aviões, a Airbus..

A fábrica tem quilómetros de extensão e produz o novo modelo A380, que tivemos a sorte de ver descolar numa das pistas..

O mar estava já ali…e a nossa viagem por Hamburgo chegava ao fim… Adoramos conhecer!