Istambul – Turquia

13 de Março, 2012 0 Por Vitor Martins

Istambul!!!

E damos boas vindas a 2012!!! Na comemoração dos meus 33 anos decidimos ir até a Turquia durante quatro dias conhecer a esplêndida cidade de Istambul!!!!

Duas horas depois de arrancarmos de Lisboa, passámos por cima da ilha de Palma de Maiorca e é impressionante como conseguimos ver tão bem a zona da cidade do avião..

Chegámos a Istambul e estava muito frio por lá!!! Saímos de Lisboa com sol e algum calor, via Turkish Airlines e chegámos já por volta das 22h, no dia dos meus anos, ainda fomos a um restaurante típico turco apreciar as suas deliciosas comidas!!! As cinco horas passadas no avião foram de pura diversão, fomos com um casal amigo, o serviço da Turkish deixou-nos muito surpreendidos pela positiva.

Por Istambul muita, mas muita coisa é diferente do que estamos habituados. Já conhecíamos países muçulmanos, mas em cidades tão europeias como esta, viver a religião desta forma é qualquer coisa de único!!

Acordamos literalmente com altifalantes a chamarem as pessoas para rezar na Mesquita que estava ao lado do nosso hotel!!! Na cidade há dezenas, e impressiona, porque cinco vezes ao dia as pessoas são chamadas a rezar cinco minutos na mesquita e muitas delas, saem do local de trabalho e voltam depois!!! É algo fascinante, assim como a experiência de entrar na mesquita na hora da reza.
Istambul é uma cidade multi-cultural extraordinária!!!

As suas imponentes mesquitas, o local onde está inserida, a sua ligação Europa-Ásia, a Torre Galata são alguns dos ex-libris desta tão grande cidade. Tínhamos comprado a nossa viagem na Agência de Viagens Abreu, uma excelente promoção que incluía os transfers de e para o aeroporto, o hotel, a passagem de avião e uma visita de um dia com guia em português nos pontos mais importantes da cidade. Saímos logo cedo na manhã seguinte para explorar a cidade. O nosso guia levou-nos directos à Mesquita Azul, que foi construída entre 1609 e 1616 e é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra ao seu interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.  É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo. Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Roupas sem mangas não são recomendados. Funcionários da mesquita fornecem lenços para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana. Com 43m de altura, é uma das mais importantes mesquitas do mundo muçulmano.

Lá dentro, apesar das centenas de turistas, o silêncio impera e as rezas entoam naquele tão amplo e alcatifado espaço de culto.

Ao sairmos, fomos visitar o Obelisco de Teodósio, do antigo Egipto, mandado construir pelo Faraó Tutmés III e foi levado no século IV para Constantinopla, actual Istambul, e colocado no Hipódromo, que hoje é a linda praça de Sultanahmet. O Obelisco tem 18,54m, veio de Luxor no Egipto, transportado pelo rio Nilo, foi feito em granito vermelho e representa a resiliência.

De seguida fomos visitar a linda e não menos histórica Basílica de Santa Sofia.

A Basílica foi construída em entre 532 e 537 pelo Império Bizantino, para ser a catedral de Constantinopla.

Santa Sofia é um dos grandes monumentos da arquitectura Bizantina, o seu interior descorado com pilares de mármore e mosaico tem um grande valor artístico. Ela foi a maior conquista arquitectónica da antiguidade tardia e a sua influência espalhou-se  pelo mundo ortodoxo, católico e islâmico. As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro, tendo a maior mais de 70 toneladas.

A igreja foi ricamente decorada com mosaicos ao longo dos séculos. Eles geralmente representam a Virgem Maria, Jesus, santos ou imperadores e imperatrizes. Outras partes foram decoradas num estilo puramente decorativo, com padrões geométricos. Durante o Saque de Constantinopla (1204), os cruzados latinos vandalizaram itens valiosos em todas as estruturas bizantinas mais importantes da cidade, incluindo os mosaicos dourados de Santa Sofia. Muitos destes itens foram enviados para Veneza, cujo chefe, Enrico Dandolo, fora o organizador da invasão e do saque.

Os Fossati foram os reconstrutores dos mosaicos cobertos com colas e barro, depois de em 1453 a Basílica se ter tornado em mesquita e devido a proibição islâmica às imagens dentro das mesquitas. Foram também os Fossati que acrescentaram  os quatro grandes medalhões nas paredes da nave com os nomes de Maomé e dos primeiros califas do Islão.

Este é para nós, o monumento mais importante de Istambul e um dos mais importantes do mundo moderno.

O dia estava a ser de grandes emoções, mas ainda tínhamos tanto para ver..Seguíamos então até ao palácio de Dolmabahçe, onde iríamos descansar um pouco à beira do Bósforo.

Apesar do frio, já estávamos do outro lado, atravessando a Ponte Gálata, a partir de agora estávamos por nossa conta. Visitámos o estádio do Besiktas que estava mesmo aqui ao lado.

Seguimos para a Torre Gálata onde podemos apreciar as magníficas vistas para o estreito do rio Bósforo..

O nosso dia estava a chegar ao fim, tinha sido um dia de grandes emoções, apesar do frio, jantámos fomos beber um chá e fomos descansar.

O dia amanheceu meio nublado, apanhámos um táxi e fomos para a zona de Taskim, não sem antes vivermos das melhores experiências em viagem..

Já tínhamos percebido que os turcos eram pessoas afáveis e hospitaleiras, e decidimos por estarmos muito perto de uma mesquita, pedir para entrar na hora da oração..e assim foi, entrámos os quatro, descalçámos-nos e fomos divididos homens e mulheres,  as mulheres ficaram afastadas e dentro de um lugar com uma grade a separar e nós fomos para o lugar da reza. Ao entrarmos, o segurança que estava na porta mandou-nos seguir e eu como fiquei um pouco para trás, e como não sabia rezar, perguntei-lhe se podia ficar a assistir na zona onde ele estava e ele disse que sim. Entretanto, já o nosso colega tinha entrado na zona da reza e já se tinha misturado com os restantes muçulmanos. Durante cinco minutos, ele teve de seguir todos os passos que os crentes faziam, e eu e o segurança assistíamos a tudo da parte de fora. A certa altura ele apercebeu-se que ele era meu amigo e não era muçulmano, olhou para mim e sorriu com ar de quem estava a pensar que ele se tinha tramado… No fim foi a risada total entre todos, mas acima de tudo fica mais uma experiência fantástica. 😉

Chegámos à famosa praça de Taksim, antigamente era onde era centralizada a água para depois ser distribuída para as áreas a norte da cidade. Hoje é o ponto de encontro de milhares de pessoas, e já foi palco de grandes manifestações nos últimos anos…

Daqui descemos a rua Istiklal, onde o comércio abunda e existem as lojas de marca em Istambul.. Por lá atravessa um eléctrico, subindo e descendo a rua e claro, transportando a pessoas..

Foi nesta rua que almoçamos um delicioso Kebab, e que ficámos a saber que Portugal também importância por cá!

Pois é, sabem qual o nome de Laranja na Turquia? Portokal. Fomos nós que levamos este tão delicioso fruto para lá!

As romãs são outro fruto típico da Turquia e nós tínhamos de provar!!

Bem o dia estava a chegar ao fim, passámos novamente a Ponte Gálata e fomos apreciar os pescadores!

O dia seguinte acordou finalmente solarengo!! Decidimos atravessar o Bósforo e pisar pela primeira vez solo asiático!!

Saímos da Ponte Gálata em direcção ao lado asiático, ao fundo vemos a ponte de ligação entre a Europa e a Ásia, a ponte Fatih Sultan Mehmet Köprüsü.

O dia apesar de frio, reservávamos grandes surpresas.. Desde logo, pisar pela primeira vez solo asiático!!

Foi já do lado asiático, que vimos um engraxador de sapatos profissional como nunca tínhamos visto. Estivemos um pouco à conversa com ele, ele disse-nos que adorava viver ali, que havia um pouco de rivalidade saudável entre as duas partes, mas que no fundo não passava de orgulho próprio, porque as duas partes vivem e convivem quase da mesma forma, e foi também o que achámos…

Voltámos passado umas horas para o lado Europeu, apreciando a vista..

De seguida fomos comer uma deliciosa sandes de peixe, que pode ser degustada todos os dias, nuns barcos que existem perto da Ponte Gálata e beber um chá ou um sumo natural..

O resto do dia foi passado num dos mais famosos e antigos centros comerciais fechados do mundo.. o Grand Bazaar! Por lá nos perdemos em ruas que mais parecem labirintos, fizemos negócios com os milhares de vendedores que existem por lá e bebemos chá e fumamos narguilé… Foi dentro do Grand Bazaar, depois de percorrermos algumas das sessenta ruas cobertas, que conhecemos um habitante local, quando bebíamos um chá em frente a uma bolsa… eles discutiam uns com os outros em voz bastante alta sobre o valor da acções, e o Mohamed lá nos explicava que era normal… Depois disso vem o inevitável futebol, e de seguida o nome de Cristiano Ronaldo, conhecido no mundo inteiro… Lá nos disse que era do Galatasaray, e explicou as suas razões, ficámos mais um pouco e fomos descansar… amanhã era o último dia e queríamos aproveitar ao máximo…

Estávamos no último dia por Istambul, decidimos passar novamente pela zona de Taksim, para visitar uma linda igreja católica que existe na rua Istiklal..

Quase no final da rua nos deparamos com a bela igreja de Santo António de Pádua , que é uma basílica e também a maior igreja católica da cidade. Depois de tantas mesquitas e minaretes, resolvemos conhecer os católicos turcos, que parecem meio fora de contexto…

A Igreja foi construída pela comunidade italiana local e no passado já foi demolida e então reconstruída no mesmo local. O Papa João XXII esteve  nesta igreja dez anos antes de ser eleito Papa, enquanto era  embaixador do Vaticano na Turquia. Por este motivo ele ficou conhecido como “O Papa turco” e em frente a igreja é exibida uma estátua em sua homenagem.

Só uma cidade como Istambul para vivermos este tipo de mistura, com respeito e harmonia…

Fomos seguindo a rua, visitando as lojas, os mercados sempre em grande paz e com respeito de todos..

Voltámos novamente para a zona da ponte Gálata, passeámos e apreciámos a vista das mesquitas em volta..

Seguimos novamente para o Grand Bazaar, onde passámos pela zona da venda de especiarias, com as suas características cores e cheiros intensos inesquecíveis..

Subimos ao Palácio de Tokapi, e descansámos a beber um sumo natural em frente à Mesquita Azul..

A nossa passagem estava por Istambul estava a chegar ao fim e iria deixar saudades..

As suas comidas são deliciosas, os seus chás divinais. O banho turco é uma coisa que se pode fazer quase a cada virar de esquina!!
Foram dias surpreendentes!!!! Foi sem dúvida, um dos lugares mais fascinantes que estivemos até hoje, pela forma como as pessoas vivem naquela tão grande cidade.
As pessoas são muito trabalhadoras ,vivem muito para o trabalho, as ruas são limpas e o património bastante preservado. Istambul respira cultura e isso é fascinante…