Milão
Em Maio de 2008, fui pela primeira vez até Itália, com o meu amigo Luis Vendeiro…
Seria a estreia dele a andar de avião e a emoção e ansiedade era muito grandes. Saímos de autocarro de madrugada de Coimbra, tínhamos voo em Lisboa às 6h45 de uma sexta-feira. Iríamos ficar, sexta, sábado e regressaríamos, domingo ao fim da tarde!!!
O nosso objectivo principal era ir visitar a Feira Internacional de Óptica, a Mido, uma das mais famosas do mundo!!
E assim foi, na sexta-feira por volta do meio da manhã chegávamos a Milão, depois de uma viagem de quase 1h desde Malpensa, onde aterrámos. O dia estava quente, tínhamos as indicações para chegarmos ao hotel, fomos de metro até à estação mais perto do hotel, mesmo assim o hotel ainda ficava a cerca de 2kms, e lá fomos nós, de mala na mão (na altura eu pesava quase 93 kg, estava a ver que nunca mais lá chegava… Nesse dia pelo caminho, pensei que teria de mudar de estilo de vida e passados oito meses pesava 74kg!! Com muita vontade e determinação e com a ajuda crucial da Ana, perdi de forma saudável quase vinte quilos!).
Bom, mas chegados ao hotel, outro problema surgiu, o hotel foi-nos vendido como que estando ao lado da feira… e realmente estava, mas era ao lado da antiga feira, este ano mudaram a feira para um complexo de pavilhões modernos e novos fora da cidade, a uma grande distância do hotel, mas nada nos impediu de fazermos tudo na mesma!!! Hoje era dia de explorar a cidade, descansar e apreciar o ambiente da Milão! 🙂
Entrámos pelo Castelo de Sforzesco, a antiga fortaleza começou a ser construída ao longo da muralha medieval de Milão, que englobava uma das portas de entrada da cidade, a Porta Giovia, entre os anos 1360 e 1370 por Galeazzo Il Visconti. Os sucessores Gian Galeazzo e Fillipo Maria deram continuidade aos trabalhos, implantando um parque ao lado norte do edifício e um castelo, o castelo dos Visconti.
O nosso objectivo era ir até à Catedral de Milão, Galeria Vittorio Emanuele II e Piazza Del Duomo…
Quando chegámos à praça ficamos boquiabertos com tanta beleza… 🙂
Passeámos nas galerias, mas também queríamos conhecer o estádio de San Siro, palco dos jogos de futebol do Inter de Milão e do AC.Milan, duas das maiores equipas da Itália e do mundo.
Sabíamos que no domingo às 15h iria decorrer o jogo Inter-Siena, um jogo que se o Inter ganhasse lhe daria o campeonato nacional… Fomos andar nas imediações do estádio a ver se conseguíamos bilhetes, mas falando com as pessoas vimos que seria difícil, e também não quisemos arriscar com as pessoas que vimos a vender…
O dia estava a chegar ao fim, fomos ao hotel, tomar um banho e fomos passear para o centro da cidade novamente.
Passeámos pela Praça Duomo, jantámos por lá também e regressámos ao hotel. Quando lá chegámos perguntámos ao recepcionista se nos conseguia bilhetes para domingo e ele ficou de ver o que poderia fazer.
No dia seguinte, passámos o dia inteiro na feira, conhecendo novas tendências, novos produtos, mas também convivendo com fornecedores.
Perto da noite fomos jantar e fomos conhecer a noite de Milão, mas antes tínhamos a “boa nova” – o recepcionista tinha conseguido arranjar-nos os bilhetes e iríamos ver um jogo tão importante e decisivo em São Siro! 🙂
O domingo estava reservado para o jogo, mas o nosso voo em Malpensa, tinha hora de saída às 19h30. Não poderíamos levar as malas para o jogo e o estádio fica longe do centro e do hotel, ou seja teríamos que voltar ao centro da cidade e ir para a estação apanhar o comboio express directo ao aeroporto… A noite foi longa… acordámos perto da hora de almoço, fomos almoçar e seguimos para o estádio!!
O jogo poderia decidir o campeão nacional de Itália em 2008, por isso o estádio estava cheio!!
Foi um grande jogo de futebol, com muita emoção e terminou em empate, 3-3, e fez com que o Inter não se sagrasse campeão naquela jornada… A desilusão era enorme, mas nós teríamos ainda que apanhar três comboios até chegar ao avião. O último em direcção a Malpensa, entramos um minuto antes de ele partir, o seguinte já sairia tarde para o nosso horário de voo… caso houvesse festa pela cidade era impensável chegarmos a tempo…
Chegámos mesmo em cima da hora do voo, vinte minutos antes, já estavam a fazer a última chamada, Milão quis que viéssemos para casa no domingo… 🙂
Adorámos Milão, e ficarão para sempre nas nossas memórias grandes aventuras que vivemos por lá!