Jamie’s Italian – Lisboa
Passavam poucos minutos do meio dia, quando chegámos ao novo Jamie’s Italian no Príncipe Real.
A fila era enorme, e nós sem sabermos ficámos à espera da nossa vez. O restaurante tinha aberto as portas há oito dias atrás, e a afluência estava a ser imensa, de tal forma que não conseguem atender os telefones para marcar reserva… 🙁
Chegada a nossa vez, uma das duas simpáticas funcionárias, responsáveis pela distribuição das mesas, perguntou-nos em que nome estava a a reserva, eu prontamente lhe disse que não tínhamos reserva. Ela com a calma necessária que devemos ter nestes momentos, disse-me que seria muito difícil conseguir mesa, porque estava tudo lotado… 🙁
Insisti, disse-lhe que tínhamos tempo e tínhamos vindo de Coimbra para visitar o restaurante, como tínhamos tomado o pequeno-almoço há pouco tempo, poderíamos almoçar mais tarde… Naquela altura, por sorte, não havia pessoas atrás de mim e a simpática senhora, foi novamente ver a lista de reservas, e atendeu um telefonema. Tinha sido uma desmarcação para as 14h e poderíamos ficar com a mesa! 🙂 mas era só que só daqui a duas horas…
Nós aceitámos logo a proposta, a fome não apertava e aproveitámos e íamos conhecer aquela zona da cidade! 😀
Começámos por descer no Elevador da Glória e mostrá-lo aos nossos filhos, apesar do frio que se fazia sentir… 🙁
Este funicular liga a Praça dos Restauradores, na baixa da cidade, ao Jardim de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto. Estima-se que transporte anualmente mais de 3 milhões de passageiros. Foi inaugurado em 24 de Outubro de 1885, e neste momento é uma das maiores atracções da cidade de Lisboa. Fomos experimentar!!! 🙂
Neste momento, com a arte urbana bastante na moda, podemos ver os graffitis de vários artistas desenhados nos funiculares e nas zonas envolventes… só é pena não fazerem realmente arte e respeitarem o que não deve ser pintado… 🙁
Os miúdos estavam encantados com o passeio!!
Quando entrámos no funicular, o condutor, um simpático homem, vendo que íamos com duas crianças, apenas nos cobrou os nossos bilhetes de adulto! 🙂 (São €8/pessoa ida e volta, mas crianças com mais de seis anos pagam o mesmo…)
Faltavam ainda dez minutos para descermos e estivemos por ali a conversar um pouco, até o funicular encher, principalmente de turistas. O turismo foi o tema da conversa, e conforme já sabíamos, ele está em grande por Lisboa.
Descemos até aos Restauradores, por lá passeamos, quando olhámos para o relógio a hora de ir almoçar ao Jamie’s estava a chegar.
Subimos novamente, e fomos apreciar a paisagem do jardim para o Castelo de São Jorge.
Pelo bairro Alto, passeamos até chegar ao Príncipe Real.
Passamos pela linda igreja de São Roque..
Chegávamos então ao Jamie’s. Prontamente, e apesar da fila ser enorme, como íamos com o Pedro, nos dirigiram para a nossa mesa que ficava localizada no primeiro andar.
O Restaurante tem dois andares e duas salas enormes nos dois pisos com cozinha em ambos, e uma esplanada virada para as traseiras do prédio, mas com uma vista fantástica para uma das colinas da cidade de Lisboa.
Tudo é pensado ao pormenor, a decoração é muito similar em todos, este é da rede Italian, mas o Oliver tem restaurantes especializados em barbecue, hamburguers e peixe, todos primam pela excelência dos ingredientes que utiliza.
Muito antes de nos sentarmos na mesa, já tínhamos percebido que iríamos ter um momento único. No primeiro piso, onde ficámos, a simpática e acolhedora funcionária (oriunda da Argentina!), logo nos explicou um pouco do menu. Apesar de já serem 14h30 o restaurante estava cheio, mas ficámos surpreendidos com a organização e rapidez da cozinha e dos funcionários, o Oliver pensa em tudo, só ainda não consegue ampliar espaços de um momento para o outro, porque aqui, nestes primeiros dias, se o restaurante tivesse outro piso, estaria cheio… 😀
Deu-nos várias opções, nós escolhemos para entrada “pumpkin arancini”, um delicioso croquete de abóbora. 🙂
Para prato principal a Ana escolheu uma massa à bolonhesa e nós, uma pizza margarita. Comidas simples, mas com uma grande, aliás enorme diferença no sabor, porque como bem diz o Oliver: “Todos os dias preparamos massa fresca com farinha “00”, farinha de trigo, ovos “free range” (provenientes de galinhas que andam ao ar livre) e muito amor!!”
Para que não conhece o Jamie Oliver é um famoso cozinheiro britânico que luta todos os dias com todas as suas forças contra a famosa comida processada, tendo inclusive ganho um processo que moveu contra a famosa cadeia de hamburguers norte americana…
Para além disso um dos projectos de maior repercussão foi o restaurante Fifteen, destinado a dar oportunidade de treino e carreira na gastronomia a jovens com desvantagens sociais, que foi acompanhado por um documentário na televisão. Também é conhecida a sua luta por alimentos orgânicos e naturais ,e por uma reforma no sistema de alimentação escolar nas escolas britânicas, baseados até então em alimentos industrializados e fast-food, que ele propôs trocar por refeições balanceadas, naturais e ricas em verduras e fibras, foi polémica e trouxe notoriedade e respeito por ele e por as suas convicções.
Estávamos no Jamie’s com as nossas crianças e queríamos que elas soubessem quem era o Jamie Oliver e pelo que lutava!! Essa mensagem é aquela, que quando saímos a porta do restaurante, notámos que chegou ao Vitor, o nosso filho mais velho, que nos disse que nunca tinha comido assim uma pizza. Ela é deliciosa, fresca e rica em vegetais.
O Jamie preocupa-se muito com as crianças, é a elas que se pode mudar mentalidades mais facilmente, daí ter uns binóculos com os pratos infantis e os ingredientes para que as as crianças possam sentir o que é realmente produzido na terra. 🙂
Uma hora depois, a nossa maravilhosa refeição tinha terminado e nós tínhamos todos aprendido tanto!!
Pedimos a conta, pagámos e descemos ao bar do restaurante já bastante mais vazio, mas mesmo assim com muitas pessoas para beber um café…
Estava a chegar a hora de sairmos deste magnífico lugar, apesar de ouvirmos alguma críticas por causa do sistema de reservas, o que é normal e que tenho a certeza que já melhoraram, aqui fomos tratados com um carinho inquestionável pelos funcionários, e a comida… a comida é DIVINAL!!!
A lição que tirámos desta nossa visita, foi essencialmente, que devemos ter Amor envolvido naquilo que fazemos!!
Obrigado pela recepção e até um dia destes!!
https://www.jamieoliver.com/italian/portugal/restaurants/lisbon/
Grande passeio!!Cultural e todos os sentidos!!Muitos parabens!!
Adorei este artigo muito bom.
Acho que caracterizou muito bem este restaurante, é a cara do Jamie! tenho de marcar mesa!
Fiquei com vontade de ir experimentar este percurso que fizeste, boa partilha!