Liverpool

Liverpool

5 Fevereiro, 2016 0 Por Vitor Martins

O ano de 2016 estava no início e decidimos marcar uma viagem para comemorar o aniversário da mulher cá de casa!
Tudo normal portanto, até que três dias antes da partida, o nosso Vitor júnior (sim porque marcámos a viagem também para ele e seria a sua segunda experiência de avião), “decidiu” partir um braço…
Pensámos e repensámos, mas decidimos que iríamos na mesma, ele estava bem, arranjámos uma manga especial para ele ter o braço apoiado e partimos à aventura!!!
Partimos rumo a Manchester no dia 5 de Fevereiro num voo ao almoço. Chegámos por volta das 17h a Manchester e a ideia era apanhar um comboio para Liverpool e passar lá dois dias e voltar para Manchester mais dois dias e regressar a Portugal.
E assim foi… aterrámos em Manchester, apanhámos um comboio para Manchester Piccadilly e depois outro para Liverpool, um circuito um pouco confuso principalmente quando trocámos em Manchester Piccadilly, ainda por cima de noite, é meio confuso porque a plataforma onde apanhamos o comboio para Liverpool é longe e tem pouca sinaléctica, mas com calma, lá conseguimos.
Chegámos a Liverpool de noite, apanhámos um táxi e fomos direitos ao hotel para descansar.

No dia seguinte Liverpool esperava por nós…
Sempre tivemos curiosidade em conhecer estas duas magníficas cidades, pela sua mística enquanto cidades e pelo futebol e o que representa para aquelas pessoas.
E assim foi, acordámos numa manhã chuvosa, o normal por cá.
Seguimos em direcção à baixa da cidade, onde ficam localizadas as lojas dedicadas aos Beatles e o Cavern Club.
Sim, porque em Liverpool respiramos Beatles e futebol!
Cavern Club é um bar temático específico para apresentações musicais. Ficou mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira dos Beatles. Foi entre 1957 e 1958 que a banda liderada por John Lennon começou a actuar lá.
Muita história num só bar, ficámos encantados.

 

 

 

Hoje era dia de futebol em Anfield Road,o Liverpool ia jogar com o Sunderland e queríamos ir ver ao vivo!!!
Na zona antiga da cidade estava um senhor a vender cachecóis do jogo e comprámos um. Perguntámos se tinha bilhetes e ele disse que era muito difícil conseguir bilhetes, mas que tentássemos no estádio.
E lá fomos nós até Anfield Road, o resto do dia seria dedicado a sentir o ambiente do futebol de Liverpool, um dos clubes com mais mística no mundo do futebol e claro, tentar entrar no estádio.
Chegados a Anfield, cerca de 3 horas antes de começar o jogo, chovia bastante, os jogos normalmente são da parte da tarde, este era as 15h.

Quando chegámos fomos logo aliciados para compra de bilhetes, mas como sempre e com a experiência que temos decidimos ir primeiro às bilheteiras para podermos comparar os preços.
Os bilhetes não são nada baratos, decidimos então que iria sozinho, até porque chovia bastante e o júnior estava com o braço partido e já meio impaciente.
Explorámos um pouco do estádio na parte de fora e decidimos almoçar as famosas “fish & chips” numa das muitas roulotes de venda de comida de volta do estádio.
Estava a começar a ficar melhor tempo, o Vitor e a Ana foram até a cidade passear mais um pouco e eu fiquei a apreciar o ambiente da Premier League!!
Como estava sozinho e ainda faltava cerca de 2h para iniciar o jogo, fui ver os jogadores chegarem, estive com os adeptos e uma hora antes entrei no estádio… o meu lugar era na KOP (famosa bancada dos adeptos e das claques não oficiais que puxa pelo estádio).
A KOP é arrepiante para qualquer amante de futebol e eu estava lá!!!
Ouvir o hino do Liverpool “You’ll Never Walk Alone” ao início do jogo é místico, arrepiante e emocionante!!!
Um casal com lugar cativo ao meu lado,depois de muita conversa dizia me quando cantávamos o hino:”Bem vindo a Anfield Road, bem vindo a Kop”…
Que dia!!!! Que experiência!!!
O jogo foi emocionante, mas ficou marcado por protestos dos adeptos por causa do novo piso da bancada central, parece que os preços de lugar anual estavam a ser vendidos muito caros…
Bom o jogo acabou, a sensação na minha cabeça era indescritível.
Decidi vir a pé do estádio com os adeptos até a cidade, são 3kms fantásticos, de pura magia.
O tempo estava a ajudar, não choveu mais e então decidimos ir “curtir” a noite na zona dos bares e beber uma cerveja no Cavern Club…


As emoções foram muitas num só dia, era hora de descansar.
O dia seguinte amanheceu solarengo em Liverpool e então decidimos andar sempre a pé em direcção a Albert Dock.
A cidade é plana e faz-se bem a pé, quando o tempo ajuda claro.
Passeámos por lá durante a manhã, fomos ao museu dos Beatles.


De seguida voltámos ao centro da cidade e subimos ao Radio City Tower e apreciámos a panorâmica da cidade lá do alto.


Liverpool é linda!!!!


Durante a tarde como o dia estava solarengo, bebemos um chá nas esplanadas da cidade, visitámos a famosa Catedral de Liverpool lá no alto e a Catedral Metropolitana de Liverpool e ainda passámos pelo meio de uma festa de comemoração do novo ano chinês no centro da cidade.

Esta cidade é uma das que tem mais chineses na Europa e para onde eles emigraram mais cedo.
O dia estava a chegar ao fim e ainda tínhamos de apanhar o comboio para Manchester para mais dois dias de grandes aventuras!!
Até sempre Liverpool!