Messina – Sicília
A subida ao Monte Etna, passando por Messina e pelo vulcão Stromboli…
O Etna é um vulcão activo situado na parte oriental da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3343 metros de altitude, variando devido às frequentes erupções. É um dos vulcões mais activos do mundo e está quase sempre em erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhas e hortas espalhados pela montanha e em toda planície da Catânia, a sul.
Foi realmente uma experiência única!!
A subida ao Monte Etna é longa, e a paisagem a partir do meio da montanha é devastadora… Como está em constante erupção, quando se torna mais activo e a expelir lava, a população arranjou canais para que a lava siga pelos mesmos em direcção ao mar, foi a forma que arranjaram para se proteger…
Chegados lá a cima tudo é preto, cenário único e desolador, mas por outro lado dá vida, tornando as terras em baixo extremamente produtivas.
Perto do centro do vulcão existe comércio e pessoas a trabalhar todos os dias.
Descendo passamos por Messina uma cidade pacata e bonita.
Ao virmos embora vimos do mar o vulcão Stromboli que estava em erupção, com aquelas casitas todas debaixo deste “gigante”… e que vista impressionante!