Missão Solidária São Tomé e Príncipe – A sempre bem disposta Dona Augusta

Missão Solidária São Tomé e Príncipe – A sempre bem disposta Dona Augusta

8 de Outubro, 2019 12 Por Vitor Martins

A Arcar São Tomé – Associação para a Inserção de Crianças Abandonadas e em Situação de Risco, foi a escolhida pela iCreate para apadrinhar doze óculos.

Como a Maxivisão já se tinha dedicado aos jovens e às crianças, a iCreate decidiu ir mais longe e ajudar os mais velhos, que são peças fundamentais na organização e manutenção de tão importante instituição.

A iCreate é uma associação sem fins lucrativos que visa promover o envelhecimento ativo e saudável, e contrariar processos de isolamento da população idosa em zonas rurais (e não só), através da participação ativa na comunidade numa lógica intergeracional. Nasceram em 2012 e a sua atividade educacional e cultural tem ocorrido entre Coimbra e Vila Nova de Poiares. Desde 2016, estão presentes em outros locais do país, com iniciativas de educação, cultura e inclusão social no âmbito da participação do público idoso nas comunidades.

A Maxivisão e a Associação iCreate colaboram pontualmente em várias iniciativas. Desta vez, fomos nós a lançar o desafio à iCreate, que prontamente foi aceite por forma a ser possível darmos as mãos, mais uma vez, e fazer o bem fora de portas. Afinal de contas, ver bem, é fundamental para ler o mundo, mas como bem sabemos, nem todos temos essa benção de forma natural.

Foi então no dia da entrega dos óculos que conhecemos a D. Augusta Rosa Guivo, de 55 anos, desde o primeiro momento que era uma das mais bem dispostas na sala de aula! 😀

Sim, voltamos à sala de aula, e ela depois de nos contar um pouco da sua história de vida, não parava de sorrir, esta que é uma mãe solteira de três meninas e que ajuda na costura e manutenção das salas da Arcar.

Os seus olhos brilharam ainda mais, quando meteu os óculos e conseguiu ver e ler tudo o que estava escrito no seu cartão.

Sempre com grande sentido de humor, nem nos deixou concentrar para a questionar sobre mais histórias da vida dela, mas no fundo, estávamos a ter mais uma lição.

Sorrir é o melhor remédio dizia-nos a D. Augusta, e ainda finalizou com mais uma piada – “agora já vou conseguir ver o meu bigode!” 😀

A felicidade estampada no seu rosto, diz tudo! São estes momentos, que nos dão força e alento para continuar a lutar diariamente para que todos possamos viver num mundo melhor. 😉

Queremos agradecer e homenagear a iCreate, pois sem ela não tínhamos conseguido ajudar estas pessoas que tanto nos ensinaram.

Este e só o primeiro de muitos sorrisos que vos queremos mostrar.

Ate já! <3