Mundial 2006 – Gelsenkirchen

Mundial 2006 – Gelsenkirchen

20 de Junho, 2006 0 Por Vitor Martins

E num ápice estávamos em 2006

Um ano difícil em termos profissionais, havia que tentar consolidar o negócio e estabilizar despesas… o ano foi também marcado em termos futebolísticos pelo Mundial de futebol na Alemanha, onde Portugal estava presente.
Em finais de Maio fui confrontado com um telefonema de uma prima, que tinha ganho uma viagem e bilhete para assistir a um jogo de Portugal no Mundial! Mas que não estava interessada, e como sabia que eu gostava perguntou me se queria ir… pronto, lá fui eu bafejado pela sorte!!!
Malas feitas toca a andar!!
Lá fui para mais um dia em grande.


O jogo foi em Gelsenkirchen (nome difícil), é o estadio do FC Schalke 04 e o estádio tem o nome de Veltins-Arena.
Era um estádio novo, moderno, lindo e com duas curiosidades: a primeira é que ele fecha-se na totalidade ,ou seja quando está 
muito calor ou muito frio, o estádio mantém uma temperatura ambiente, como foi o caso, devido ao calor do mês de Junho.
A outra é que como o sol é pouco, a relva sai através de uns rolamentos para fora do estádio, podendo assim apanhar mais horas de sol..

Saí de madrugada de Vila Nova de Poiares e cheguei por volta das 5h da manhã ao aeroporto, o avião esperava por nós e levava muitos jornalistas de todos os canais televisivos.

O dia foi um daqueles dias de sonho para qualquer amante de futebol. Desde a recepção, à comida no estádio, o tratamento VIP.

Aterrámos em Dusseldorf a meio da manhã, tínhamos ainda uma viagem de 50kms até Gelsenkirchen e depois íamos almoçar dentro do estádio com a relva em pano de fundo… 🙂

Uma grande curiosidade neste estádio, é que há um “cervejoduto” no estádio. A bebida chega a diferentes cantos da arena através de um encanamento com extensão total de cinco quilómetros. O sistema é conectado a um reservatório central, que pode armazenar até 52 mil litros, e leva o líquido a torneiras nos pontos de venda. Neste dia só experimentámos no restaurante, mas nos dias dos jogos da liga alemã, os adeptos podem beber cerveja com álcool.

No avião, conheci um rapaz brasileiro que ganhou o bilhete, e decidiu ir. A ideia dele era vender o bilhete e ficar a ver o jogo em redor do estádio.

Chegámos ao estádio e haviam milhares de Mexicanos loucos pela sua seleção no estádio. Eram muito mais que os portugueses.

Foi extremamente fácil vender o bilhete ao preço que quis…em dez minutos teve quatro ofertas, até que vendeu o bilhete por 300e…e eu a assistir a tudo!!

Nunca venderia o bilhete, mas acredito que se tenham vendido bilhetes a 500e facilmente por lá..

O Mauro era brasileiro, é compreensível!!

Foi um dia em grande e o resultado também ajudou!! Ganhámos 2-1 ao México. O jogo começou às 15h, quando saímos ainda tivemos tempo de passar pelo centro de Dusseldorf e passear um pouco.
Foi o meu segundo contacto com a Alemanha e do pouco que vi, adorei a organização, a forma como tratam do seu património e a forma que tem em produzir.


Gelsenkirchen é uma cidade pacata, mais pequena mas muito bonita. A viagem de uma cidade até à outra brinda-nos com campos verdes todos cultivados, muita organização e limpeza.