Newark – Estados Unidos América
Newark é a cidade mais populosa do estado do Nova Jérsia. São cerca de quatro mil os residentes portugueses que estão legalizados e aqui vivem..
É aqui que começa o Bairro dos Portugueses, uma extensão enorme, mas com foco maior na famosa Ferry Street.
Andar a pé neste espaço, é como se estivéssemos em Portugal, já tínhamos sentido o mesmo em Genebra, em Paris, em Macau, em Malaca, todos de formas diferentes, mas com património português.
Por aqui conversámos com pessoas, passeámos pelas ruas, e vimos produtos portugueses por toda a parte..
Ao passearmos pelo bairro, conhecemos uma senhora com quase sessenta anos, que, ao perguntarmos onde era a famosa Ferry Street, nos respondeu, meio em português, meio em americano. Caminhando com ela pela rua, viemos a perceber que tinha ascendentes em Viseu, numa aldeia, e que nunca tinha ido lá. Seu pai tinha ido novo, e ela aqui nasceu, aprendeu o português, mas a vida nunca lhe proporcionou ir conhecer a terra onde nasceu o pai já falecido.
São estas histórias que procuramos, estes sentimentos a flor da pele, que nos arrepiam, a cada palavra…
Chegávamos a Ferry Street, um Portugal em ponto pequeno!!
A senhora Ângela seguiu o seu caminho, nós despedimos-nos dela e logo encontramos outro português..Por aqui passaríamos dias perdidos em histórias de vida incríveis.
Decidimos descansar um pouco, parámos num café português, bebemos um café Delta e comemos um pastel de nata!!
O senhor um pouco envergonhado, lá começou a falar connosco… Perguntou-nos de onde éramos, ao que nós respondemos, o que andavam aqui a fazer, e nós respondemos passear. Ele com ar admirado, disse, normalmente os portugueses não vem para aqui passear, vem para trabalhar, pensei que andassem à procura de casa ou trabalho, pessoas tão jovens…
Por incrível que pareça, o dono do café, fez questão de nos pagar o café, por termos a coragem de sem nada ter a ver com o bairro português, tenhamos vindo visitar a cultura portuguesa em Newark. Hoje, só temos pena de termos ficado só um dia por lá…
Saímos daqui de coração cheio e com muita vontade de voltar.. Passámos depois pelo Sport Clube Português.
Por aqui falámos um pouco com um português residente em Newark há mais de 40 anos. Natural de Vila Real, diz que adora a cidade, apesar de ultimamente estar a ficar mais insegura..
Hoje tudo estava calmo por aqui.. Não haviam grandes notícias..
Mas como em qualquer lugar onde esteja um Português, o desenrasca está sempre presente…
Era hora de sair do bairro e ir para o outro lado da cidade. A cidade é enorme, mas é limpa e muito organizada..
Das casas degradadas fazem autênticas obras de arte, e nos parques o espaço é aproveitado de uma forma que nunca tínhamos visto..
Estávamos a adorar o dia por Newark, mas era hora de voltarmos ao hotel, e seguirmos para o aeroporto…
Pegámos nas malas, apanhámos um táxi e seguimos em direcção ao aeroporto. Pelo caminho, vimos dezenas de grafitis, nas casas, cada um mais original do que outro..
O dia estava a acabar e com ele a hora de regressar a Portugal, mas com uma sensação que teríamos de voltar aqui..
Até um dia Newark!
Thanks for the excellent article
This is really useful, thanks.
I like the article
Thanks, it is very informative
Thank you for the great post