Paris

Paris

15 de Março, 2014 0 Por Ana Carvalho

Paris, Paris….duas vezes Paris… 2007 e 2014… na cidade Luz!

Em 2007 fomos durante três dias com o objectivo de ir visitar um casal amigo que mora na Rua Victor Hugo perto dos Campos Elísios, do Arco do Triunfo e claro, da imponente Torre Eiffel.

Fomos em Fevereiro, dias frios… pouco tempo, convívio com os amigos, a boa comida e bebida francesa, acabámos por conhecer muito pouco da cidade. No entanto ainda conseguimos uma subida à Torre Eiffel, num sábado frio de sol a meio da tarde, acabando por descer já ao principio da noite, o que nos deu vistas muito bonitas da cidade!

Explorámos a zona do Trocadero, o Arco do Triunfo e o Moulin Rouge, ficando para domingo a zona dos Campos Elísios e as suas lojas extravagantes.

Em 2014, o objectivo foi outro. Apesar de termos também ficado em casa de uma amiga de infância numa zona mais distante da cidade, queríamos conhecer mais da cidade.

Demos um pulo a Dijon no primeiro dia… e regressámos à noite.

Nos dias seguintes passeámos pelas margens do Sena.

Visitámos a Catedral de Notre Dame, que é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Começou a ser construída em 1163, tal como o nome indica é dedicada a Nossa Senhora, situa-se na praça Paris, na pequena Ilha da Cidade, rodeada pelas águas do Sena.

O Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Está localizado entre o centro, o Sena e a Rua dos Campos Elísios. É onde se encontram a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Pittoni, Tiepolo, Giotto, Goya, Rubens…, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Ocidente como do Oriente. O Louvre é gerido pelo estado francês e é o museu mais visitado do mundo, recebendo 7,4 milhões de visitantes em 2016.

A avenida dos Campos Elísios

O Arco do Triunfo, é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, aliás foi o mesmo que ordenou a sua construção em 1806, sendo só inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base, situa-se o túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida dos Campos Elísios. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra La Defense.

Subimos novamente ao topo da Torre Eiffel, que é uma torre entrelaçada de ferro do século XIX, e está localizada no Campo de Marte, que se tornou um ícone mundial de França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas a frequentá-lo anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projectista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889. Tem 324m de altura, foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building em Nova Iorque. A torre tem três níveis para os visitantes. O acesso ao primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro nível vê-se a cidade inteira, tendo o andar sanitários e várias lojas, e o segundo nível tem um restaurante. A vista lá do alto é impressionante!!

Percorremos as ruas fantásticas de Paris com os seus cafés e pâtisseries (cheias de croissants e pão delicioso!!), almoçámos num bistrô delicioso, bebemos um café numa esplanada perto da Torre! 🙂

No último dia subimos a Montmartre, passando pelo seu bairro icónico, onde nos “perdemos” em tudo o que é sítio para onde se olhe, actos culturais, comércio, padarias, cafés…

No topo do bairro de Montemartre, o ponto mais alto da cidade, visitámos a Basílica do Sagrado Coração ou Sacré-Coeur, é um templo da Igreja Católica, e também o símbolo do bairro. A basílica foi construída com mármore travertino o que lhe dá a tonalidade branca. É um dos monumentos mais visitados de França, tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura, a sua arquitectura é inspirada na arquitectura romana e bizantina e influenciou outros edifícios religiosos do século XX. É um templo fascinante e a vista da cidade indescritível!

Foram dias intensos cheios de emoção e bons sentimentos…

Adorámos!! <3 France, <3 Paris!!