Pelos Caminhos de Portugal – Guimarães, Amarante, Vila Real, Peso da Régua

Pelos Caminhos de Portugal – Guimarães, Amarante, Vila Real, Peso da Régua

12 Agosto, 2016 2 Por Vitor Martins

No Verão de 2016, já com o nosso Pedro mais de meio tempo da sua gestação na barriga da mamã, fomos dar um passeio de quatro dias por Portugal…

Entre amigos, sempre disse que o nosso país é dos mais bonitos do mundo, e que merece ser visitado por nós. Nós decidimos ir intercalando viagens dentro de Portugal e fora, e até 2011 conseguimos passar por todos os distritos de Portugal, o que na realidade já não é mau, mas é pouco neste país tão rico de cultura e património…

Agora numa fase diferente, queremos mostrar aos nossos filhos um pouco do que temos por cá! Nada melhor que ir dar a conhecer aos nossos filhos onde nasceu Portugal!!

E foi o que fizemos neste fim-de-semana!

Saímos de casa num sábado de manhã e fomos almoçar à cidade berço de Portugal…

Chegámos a Guimarães perto da hora de almoço e fomos degustar o seu tão famoso prato “frango tipo leitão”, que é estranho para nós por estamos perto da zona da Bairrada onde o leitão assado é um prato forte!

O frango tipo leitão não é mais do que frango assado com o típico molho de leitão em vez de outro qualquer, e estava delicioso! Com a barriga composta, fomos andar de teleférico, subimos até à lindíssima Montanha da Pena, apreciamos as vistas magníficas para a cidade de Guimarães, visitamos o Santuário da Pena e voltamos a descer… O calor que se fazia sentir neste dia, e com o Pedro já a resmungar na barriga da mãe, não nos deixou mais tempo para ficarmos por lá! Mas foram umas horas fantásticas a explorar os recantos da Pena..

Descemos e fomos explorar um pouco mais a cidade… Eu e a Ana já tínhamos estado por lá várias vezes, o nosso Vitor era a primeira vez e estava a adorar… Passámos pela Praça do Toural, voltámos ao Castelo e exploramos a zona do Palácio dos Duques de Bragança, que lugar fantástico… quanta história!

Despedíamos-nos de Guimarães, com a certeza que iremos regressar em breve… Passámos pelo centro da cidade e fomos explorar o estádio de futebol do Vitória de Guimarães, um clube que diz muito àquelas gentes e que tem sem dúvida uma mística única no norte de Portugal!

Bom, a tarde já ia a mais de meio, e nós tínhamos de ir dormir a Amarante… Outra cidade linda onde já estivemos várias vezes!!

Chegámos ao fim da tarde, com temperaturas mais amenas podemos explorar a zona antiga da cidade… somos fãs de Amarante! 🙂

As vista para o Rio Tâmega são de cortar a respiração!!

O dia por Amarante estava a chegar ao fim, tínhamos de ir descansar que o dia seguinte seria um grande dia!! Íamos passar o dia no Parque Aquático de Amarante, o Vitor estava ansioso!!! 😉

Passámos o dia seguinte inteiro no parque Aquático, que vale muito a pena.. Apesar de ser Agosto e andar muita gente por lá, o que dificulta a ida às atracções, adoramos!!

O parque não é muito grande, mas para a dimensão da cidade é óptimo, tem excelentes condições e a sua atracção principal é o famoso “buraco negro”, em que entramos com bóias dentro do tubo completamente tapado e com grandes curvas até chegarmos cá baixo… espectacular! 🙂

O parque tem muitos espaços verdes e fica situado nas margens do Rio Tâmega o que o torna ainda mais especial!!

O nosso dia estava a chegar ao fim e com isso também a nossa passagem por Amarante, mas não sem antes irmos degustar um belo bacalhau num dos muitos restaurantes sob o Rio Tâmega e beber um excelente vinho Mateus Rosé, que seria um preparativo para o dia seguinte!

O dia seguinte amanheceu com bastante calor, saímos de Amarante em direcção a Vila Real passando pelo novo e polémico túnel do Marão, que como a maior parte das obras públicas em Portugal demorou muito mais anos  do que o previsto a ser construído, e “rebentou” com o orçamento… 🙁

Polémicas à parte, chegámos à linda cidade de Vila Real, do outro lado da serra do Marão! Como se costuma dizer na gíria portuguesa… “Para lá do Marão, mandam os que lá estão!!” 🙂

Já tínhamos lá estado por duas vezes como casal, agora levávamos os nosso filhos, mas tínhamos pouco tempo, porque iríamos descer passando por Lamego e Peso da Régua e depois regressaríamos a casa.

Perguntámos aos vila-realenses o que visitar por lá, todos foram unânimes, com pouco tempo por Vila Real tínhamos de ir ao Palácio de Mateus! 🙂

A Casa de Mateus leva-nos numa viagem até ao século XVIII. Tudo está extremamente bem conservado e preservado e foi ali que começaram as vinhas do famoso vinho Casa de Mateus.

Realmente a escolha não poderia ter sido melhor!

Era hora de seguir viagem.. Passámos pela cidade de Lamego e parámos no Peso da Régua para almoçar e apreciar as vistas para o magnífico Rio Douro! 🙂

O dia estava a terminar, ainda deu tempo para passarmos por Tondela e apreciar o seu estádio de futebol.

Foi um fim-de-semana prolongado fantástico, cheio de aventuras em família e onde podemos dar a conhecer mais uma vez, o magnífico país que temos ao nosso filho..

Visitem Portugal!

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/amarante

http://parqueaquaticoamarante.com/pt/home/

http://www.casademateus.com/