Ponte de Lima e Viana do Castelo
Em Agosto de 2017 fomos mostrar a linda vila de Ponte de Lima e um pouco de Viana do Castelo aos nossos dois filhos… Nós, já por lá tínhamos estado várias vezes, mas Ponte de Lima é especial, por isso tínhamos de voltar. 🙂
É uma das mais antigas vilas de Portugal, data de 4 de Março de 1125!! Localidade muito importante desde a era Romana, possuiu um Palácio da Corte do Reino de Leão, documentado por achados arqueológicos e outros documentos escritos. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte. Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, e vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.
A ponte, que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. A primitiva foi construída pelos romanos, da qual ainda resta um troço significativo na margem direita do Lima, sendo a medieval um marco notável da arquitectura, havendo muito poucos exemplos que se lhe comparem na altivez, beleza e equilíbrio do seu todo. Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que demandavam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade.
A partir do século XVIII a expansão urbana surge e com ela o início da destruição da muralha que abraçava a vila. Começa a prosperar, por todo o concelho de Ponte de Lima, a opulência das casas senhoriais que a nobreza da época se encarregou de disseminar. Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste património único em todo o Portugal.
Chegámos por volta da hora de almoço, num dia bastante caloroso de Agosto, fomos dar um passeio pelas ruas da vila para nos abrir o apetite…
A vila é pequena e tem no Rio Lima e a sua lindíssima ponte como que a sua imagem de marca, e nós tínhamos de ir apreciar essa tão linda paisagem ao almoço.
Decidimos entrar num restaurante com vista para o Rio Lima, e degustar o famoso arroz de sarrabulho, que na nossa zona é completamente diferente…
O património gastronómico alto-minhoto é riquíssimo em variedade e em qualidade, esse património encontra em Ponte de Lima um dos locais de mais significativa expressão, nomeadamente com o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. O louro, o cravinho, a noz-moscada, o sal e a pimenta temperam as carnes que, depois de cozinhadas e desfiadas, se juntam ao arroz e algumas castanhas. O sabor singular dos cominhos é acrescentado no fim. O porco é rei, desde a perna do porco às belouras, do chouriço verde às farinhotas e outras delícias e aromas de deixar água na boca.
Já convalescido, institui a Confraria de Santa Luzia, como forma de gratificar a graça recebida…