Porto Alegre – Xum, de promessa surfista a pescador

Porto Alegre – Xum, de promessa surfista a pescador

27 de Dezembro, 2019 10 Por Vitor Martins

Hoje queremos contar-vos um pouco da história de vida de Xum.

Xum vive em Porto Alegre, neste momento,  uma das mais pobres vilas da Ilha de São Tomé. Para lá chegarmos, precisamos de enfrentar vários desafios na estrada..

Esta vila faz a “ponte” de ligação via barco para o famoso Ilhéu das Rolas, onde podemos apreciar o famoso marco zero da linha do Equador.

A vila sempre teve uma grande atividade piscatória, mas infelizmente para os seus habitantes, nos últimos anos, tem decaído bastante.

Empresas maiores, fazem pesca e vendem os seus produtos a preços mais baixos, deixando a aldeia completamente descapitalizada.

 

O Xum não é um habitante qualquer, já foi o assistente de um famoso surfista que veio através de uma Ong Portuguesa ajudar ao desenvolvimento desta prática na vila.

Foi criado o grupo de Surf  “Bodo Ple” que visa desenvolver esta prática, nos residentes, e também apelar ao empreendedorismo e à limpeza das praias.

As crianças vivem felizes à beira do mar, em brincadeiras constantes e surfando a toda a hora!

 

Mas para os mais velhos, como o Xum, com dois filhos, a vida é bastante mais difícil. Sem dinheiro para nada, é impossível manter os filhos na escola, comprar roupas ou outros bens fundamentais para a saúde.

Um dia antes da nossa partida, a Sara Dias, conhecida de longa data, foi à nossa loja e deu-nos um saco com roupa. Tínhamos decidido não pedir nada, porque seria difícil levar mais coisas nas nossas malas. Aceitamos o saco das roupas e decidimos que iríamos doar a alguém que fosse especial para nós na nossa passagem por São Tomé.

Mal conheci o Xum, e a sua história de vida, senti que seriam os filhos dele a quem iríamos doar a roupa. Parece uma coisa banal, mas tem um significado enorme na vida desta família.

O Xum levou -nos ao ilhéu das Rolas num barco alugado, fez-nos o almoço, a troco de nada!! Naturalmente demos-lhe dinheiro, que tanto necessita para custear a vida dele e dos seus filhos.

No fim do dia, disse ao Xum que tinha uma surpresa para os filhos dele. Ele levou me a sua casa.

Já sabia, que ele tinha dois filhos mais ou menos da idade dos filhos da Sara. O mais velho não estava em casa, mas o mais novo mal o chamamos apareceu, só em calções.  Vesti-lhe duas peças de roupa e os seus olhos brilhavam, apesar da vergonha.

Agradeceu-me e foi a correr contar aos amigos que tinha roupa para vestir. Sim, é verdade, foi um gesto simples, mas será inesquecível, o agradecimento e a alegria que vi nos olhos daquele menino.

Obrigado Sara Dias e família! <3