Restaurante As Medas – Mais de 50 anos de história, que também fazem parte da nossa história

Restaurante As Medas – Mais de 50 anos de história, que também fazem parte da nossa história

5 de Maio, 2020 4 Por Vitor Martins

 

Faz hoje precisamente dois meses que não nos sentamos naquela mesa do Restaurante As Medas, depois de termos passado pelo balcão e cumprimentado todos, sempre com aquele sorriso na cara.

Confesso, as saudades apertam. Apertam pela deliciosa comida, que passado umas semanas já poderíamos ir buscar para comer em casa. Sim é melhor que nada, mas não é a mesma coisa, e é isso que vos queremos falar.

O que vos queremos falar é do trato, do carinho, da conversa. Nas Medas nós sentimos-nos completamente em casa.

Logo à entrada somos recebidos com um sorriso, mesmo naqueles dias em que o maldito Covid-19 iria fazer das dele, por haver tanta gente por lá. O restaurante tem capacidade para mais de duzentas pessoas sentadas, com várias salas, com condições de excelência na restauração.

Normalmente, os nossos dois filhos, que são loucos pela deliciosa e única canja e pelo frango escolhem sempre isso.

De facto, são sabores únicos confesso. Mas, As Medas tem muito mais para nos oferecer. Acabado o jantar, vinha centenas de vezes, uma outra fase não menos importante. Foram horas e horas de conversas familiares, sobre viagens, sobre futebol e tantas outras com as mais variadas pessoas.

Sim, existe sempre uma palavra, um pequeno gesto ou acção que faz com que seja uma casa bastante peculiar.

Como adoramos falar das nossas experiências e como um dos proprietários é um amigo especial, desde tenra idade, cada vez que ali vamos, o tempo parece sempre pouco. Acredito que para muitos não tenha tanto significado, mas existem coisas que irão quase sempre ser comuns, a simpatia e a qualidade de excelência dos produtos.

Os seus mais de cinquenta e seis anos de história fazem deste espaço, que já vai na terceira geração, um dos lugares mais conhecidos da nossa região. Para termos uma noção real do valor patrimonial desta casa, queremos contar-vos uma das centenas de histórias que temos sobre este lugar.

Como amantes de futebol, já estivemos a acompanhar o Sport Lisboa e Benfica em vários locais pela Europa fora. Normalmente, existe uma grande concentração de emigrantes nestes jogos e é impressionante, como em Madrid, Amsterdão ou Dortmund, exista sempre alguém que reconheça o dono das Medas! Sempre com aquele jeito “aéreo” de lidar, mas com um profundo sentimento de amizade, solidariedade e fraternidade, o João lá cumprimentava as pessoas e lhes dava sempre uma palavra de agradecimento.

Ter uma história rica é isto! Transmissão de geração em geração, do saber acolher e dos segredos da maravilhosa cozinha, que tem os mais variados pratos todos eles de excelência.

Estamos certos que iremos sentar-nos novamente à mesa das Medas, partilhar momentos, histórias, ideias e muitas outras coisas que tão bem nos fazem. Agora ainda não é esse tempo, mas ele voltará!

E quando voltar estou certo que vocês estão preparados para o enfrentar com o mesmo rigor, profissionalismo e responsabilidade como o era antes do Covid-19.

Novos desafios estão a surgir, muita força e coragem a todos amigos! Até breve.

Saudades

O nosso Olhar do Mundo