Split – Croácia

Split – Croácia

24 de Outubro, 2010 0 Por Ana Carvalho

Passámos um dia por Split…

Split é a maior cidade croata na costa do mar Adriático. E, a segunda maior do país, depois da capital Zagreb. Há muitos e muitos anos, ali existia um pequeno povoado sem grande importância até a chegada do imperador romano Diocleciano. Então, ele resolveu construir seu palácio, entre os anos 293 e 305 d.C., exactamente onde ainda hoje vive um centro antigo animado, muito bem preservado e cheio de charme.

Chegámos bem cedo, e fomos explorar a cidade. Por lá, existe um dos portos mais importantes do país.

Saímos do porto e fomos beber um café numa das muitas esplanadas, situadas em frente..

 

Era muito cedo, muitas lojas ainda estavam fechadas, e com uma cidade ainda a acordar, fomos em direcção da torre do relógio..

Iríamos entrar pelo portão de ferro ainda está bem preservado e fica junto da Torre do Relógio, construída no século XII. A igreja de Nossa Senhora da Atalaia fica ao lado..

Split é uma cidade muito pitoresca, o centro antigo fica exactamente em frente ao porto e dentro dos muros do Palácio Diocesano. O palácio é um dos maiores e mais bem preservados do mundo romano. As construções que hoje existem ali são na maioria da Idade Média e Renascimento, mas todas convivem harmoniosamente com os elementos originais do palácio: nichos, colunatas e passagens subterrâneas. A catedral foi construída sobre o mausoléu de Diocleciano. Merecidamente, Split foi declarada pela Unesco como Património Histórico da Humanidade.

Saímos do centro e entrámos no portão de prata, que  se abre para um mercado que vende alimentos e é uma entrada muito usada actualmente. Bem em frente ao portão está o Oratório de Santa Catarina, construído na Idade Média.

Foi neste mercado que degustamos algumas iguarias do país, como o marisco fresco num dos restaurantes em redor do mercado.. De seguida exploramos as suas ruelas seguindo em direcção ao Teatro Nacional da Croácia, um edifício lindíssimo que data de 1893!!!

O tempo estava muito agradável para um passeio, daqui apanhamos um comboio turístico para fazermos um tour pela cidade.. Descansámos um pouco e passámos para o outro lado da cidade, passando pelo parque verde da cidade e apreciando ao mar em frente..

Voltámos para a zona do porto de Split…

Passeámos novamente pelo palácio Diocleciano , apreciando a sua arquitectura romana, e depois assistimos a parte de uma missa, numa moderna igreja da Nossa Senhora da Boa Saúde, um edifício belo!

O dia estava a terminar e com ele trazia umas nuvens de chuva..

Despedíamos-nos de Split, fazendo uma pequena homenagem ao clube de futebol da cidade, que se tornou um amigo do Sport Lisboa e Benfica devido ao mítico acidente e morte dos adeptos do Sport Lisboa Benfica. O Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ao estádio do Hajduk Split para disputar o primeiro desafio do Grupo C da Liga dos Campeões de 1994/95. O jogo terminou com um empate a zero. Um resultado satisfatório para os encarnados.
Na viagem de regresso para Portugal, a carrinha que transportava alguns dos membros dos NN despista-se numa auto-estrada em Espanha. O acidente foi grave. Morrem três jovens adeptos do Benfica: a Rita, o Tino e… o  Jorge Maurício..”Gullit”. A má notícia corre depressa e chega a Portugal. As televisões, as rádios e os jornais noticiam a tragédia que se abateu sobre as famílias dos três jovens. Os membros da claque No Name Boys recebem a arrasadora notícia. A partir deste dia, os dois clubes uniram-se e fizeram homenagens e ajudaram as famílias a passar por este terrível momento…

Queremos muito voltar à Croácia…