Tunes – Tunísia
Chegávamos a Tunes, numa manhã calorosa para um passeio fantástico..
A Tunísia é provavelmente o país mais rico do norte de África no que toca à diversidade e beleza das suas medinas. Quem as visita, tem uma oportunidade única entrar na cultura árabe, e apreciar a sua arquitectura, o movimento das pessoas e mercadorias, ou simplesmente perder-se por entre tamanhos labirintos…
Entrámos por uma das portas, que serviam de protecção à entrada de pessoas e mercadorias..
Num ápice estávamos entranhados na cultura árabe e nos seus costumes dentro das medinas… Fomos chamados para ver como se faziam móveis por lá, fomos chamados para ver como se faziam perfumes…
Confesso que temos sempre de estar atentos, especialmente nas ruas mais movimentadas de pessoas, mas a grande maioria das pessoas, está ali para fazer negócio, não para roubar ninguém..
Nesta perfumaria, adoravam futebol e as selecções de Portugal e Espanha..
Seguimos pelas ruelas, autênticos labirintos em direcção à famosa praça de Kasbah, mas antes passámos pela mesquita de Kasbah e pela mesquita Sidi Youssef..
Depois de horas a vaguear pela fantástica Medina, fomos convidados a subir a um terraço maravilhoso e aí, relaxamos bebendo um chá oferecido pelo dono da casa.
Por volta da hora do almoço conseguimos finalmente chegar a famosa praça de Kasbah.. mas antes passámos pela entrada do Hospital da Medina..
A praça é linda! É a sede do governo da Tunísia..
O dia estava a ser fantástico, novas experiências, novos conhecimentos, mas o nosso objectivo principal em visitar Tunes era ir visitar o famoso Museu do Bardo!
Entrámos no fim do almoço e só saímos há hora do fecho… O edifício foi originalmente um palácio do século XIX , localizado nos subúrbios da cidade. O local contém uma importante colecção de mosaicos romanos e outras antiguidades da grécia antiga, da Tunísia e do período islâmico. O museu também exibe objectos que vão de artefactos pré-históricos até joalharias modernas… Ficámos encantados com tanta história neste lugar..
Algumas das peças mais conhecidas deste museu são “O Triunfo de Neptuno” (datado do século II, d.C.), “O Busto de Afrodite”, o “Hérmaion d’ El Guettar” (datada de 40 mil anos a.C.), “Virgílio” (mosaico com o poeta), e uma vasta colecção de mosaicos da Antiguidade. Numa das salas está mobiliário de casas da Medina de Tunes, do século XIX.
Impressionante a forma como os romanos trabalhavam o azulejo, são técnicas ancestrais que ainda hoje são praticadas por quem trabalha nesta área..
Perdemos-nos dentro de tanta história..
Estava a chegar a hora de partir, uma tarde de paz, relaxamento e conhecimento, longe de nós imaginar a chacina que aqui aconteceu sete anos depois… 🙁
Era hora de ir para a festa, vestimos-nos a preceito e lá fomos nós… Até sempre Tunes!