Aldeia de Quintandona – Penafiel
Inserido no nosso 1º Encontro de Travel Bloggers Portugueses, estava a Aldeia de Quintandona, uma aldeia em xisto, recuperada.
A intenção desta recuperação era criar uma aldeia viva, ou seja, recuperar os edifícios tradicionais em xisto, enquadrar os existentes e fixar pessoas lá para desenvolver o território. E pelo que observámos o objectivo foi alcançado.
Em termos de alojamento existem três casas de turismo rural, nós visitámos a Casa de Valxisto!
Por aqui percebemos, que o passado e o presente vivem em perfeita comunhão.
Continuamos o passeio, ouvindo as magníficas histórias que o nosso guia, um antigo presidente da junta, impulsionador desta reconstrução e apaixonado por Quintandona, tinha para nos contar! 🙂
Seguimos em direcção à cozinha do Amásio, o local escolhido para o almoço!
Foi neste ambiente bastante tradicional e acolhedor, que almoçamos o magnífico e famoso Caldo de Quintandona, que estava uma delícia. Por cá todos os anos, em Setembro, existe a Festa do Caldo que atrai milhares de pessoas à aldeia.
Aqui também ficámos a conhecer outra história cheia de mística da aldeia. Contam os mais antigos que antigamente havia um homem muito mau por estas bandas de seu nome Jebo. Ele só fazia traquinices, e na altura da festa, a população reunia-se para o apanhar e prendê-lo, de forma a que, todos vivessem a festa em paz. Hoje em dia, mantém-se a tradição e na sexta-feira antes de iniciar a festa do Caldo de Quintandona, prendem o Jebo. Para ele não ficar triste, foi feita uma bebida em sua memória, o Mijo de Jebo, uma aguardente deliciosa…
E neste ambiente de festa e de grande acolhimento que nos despedimos de Quintandona, não sem antes passarmos pela sua loja de produtos tradicionais para comprarmos umas lembranças.
Deixávamos Quintandona sob fortes medidas de segurança para não sermos atacados pelo Jebo!! 😀
Quintandona que tão sabe receber!!!Parabéns Aldeia Viva!
Vítor, tenho a felicidade de viver no Porto, a escassa meia hora de Quintandona… gosto dos seus momentos festivos e também da sua pacatez. Uma aldeia que é um projeto que me parece bem pensado, sustentado. Dorme-se e come-se ainda melhor 🙂 Bela descoberta!
Que lugar interessante! Adorei “passear” através das suas fotos! Não conhecia, quem sabe não dá pra inserir no roteiro numa próxima visita? Valeu a dica!
Que lugar lindo!! Bacana saber da iniciativa do pessoal. Adoro acompanhar esse primeiro encontro de Travel Bloggers portugueses! Parabéns! 😉
Me parece muito agradavel conhecer este lugar. Essas construções são muito interessantes. Obrigado por compartilhar.
Desculpe, assim que você escreveu e mostrou as fotos das comidas, eu não prestei mais em nada… rs… adoro comida portuguesa!
Que interessante esse lugar chamado Quintandona . Particularmente gostei desse Caldo de Quintandona,, parece ser bem saboroso! Bom saber desses encontros de viajantes em Portugal 🙂 Parabéns pelo relato!
O local é bem pitoresco, a vontade é pegar um carro e viajar pelo país parando em cidades como esta! É incrível conhecer tantos lugares que nem tínhamos ideia!
Muito interessante como conseguem aliar casas tradicionais com toda a modernidade dos nossos tempos
Eu gostei muito do Mijo do Jebo, quer dizer, gostei do nome e da tradição porque aquilo é tão forte que faz tombar mosquitos com o bafo. Quintandona é um charme
Que lugar mais interessante e a história super engraçada, adorei, amaria conhecer e experimentar o Caldo e o Mijo de Jebo, devem harmonizar que é uma beleza, rsrs. Amei o post e as fotos, obrigada.
Estive na Aldeia de Quintandona há alguns anos. Gostei muito e adorei o ambiente. Bem pertinho do Porto e um óptimo programa. 😀