Amesterdão – Holanda

Amesterdão – Holanda

15 de Setembro, 2011 0 Por Vitor Martins

Em Amesterdão, vivemos um misto de emoções, de mentalidades, de culturas que só aqui se pode viver…

Chegámos de manhã à cidade dos canais, que fica abaixo do nível do mar, o que fez com que tivessem de construir diques para suster as águas do mar e para que conseguissem viver pessoas aqui.

Passear pela enorme cidade de Amsterdão só por este motivo já vale muito a pena. Mal chegámos, decidimos fazer um cruzeiro nos canais, para que nos pudéssemos orientar melhor.

O passeio, é realmente uma experiência fantástica, passamos por várias atracções da cidade, o que nos leva a ter sentido de orientação para chegarmos ao que quisermos mais facilmente. A cidade é plana, podemos andar de bicicleta, é uma das cidades com mais bicicletas no mundo, ou então a pé..

No passeio de barco, podemos passar perto da maior igreja protestante da Holanda, a Westerkerk.  A Westerkerk também é o local onde está enterrado o grande pintor Rembrandt, de quem somos fãs, e foi a igreja escolhida para celebrar a cerimónia de casamento da Rainha Beatriz Guilhermina Armgard com Claus von Amsberg, em 10 de março de 1966. Ela reinou de 1980 a 2013, quando abdicou do trono para seu filho primogênito Willem Alexander, o Príncipe de Orange.

Westerkerk está situada ao lado do prédio onde Anne Frank e sua família ficaram escondidos dos nazistas e onde actualmente é o Museu Anne Frank. A igreja também ficou conhecida dos leitores do Diário de Anne Frank, pois a adolescente judia citou algumas vezes que ouvia seus sinos e demonstrava gostar muito. O célebre pintor holandês Rembrandt foi enterrado também nesta igreja, não se sabe ao certo onde, junto com sua esposa e filho, em um estado tal de pobreza que não condizia com a riqueza de sua obra e fama. Conhecemos o brasão que é cópia do que faz parte da cena de seu famoso quadro “A Ronda Noturna”com a inscrição do seu nome completo e datas de nascimento e morte.  

Constatámos também que existem pessoas a morar em barcos, em plenos canais de Amsterdão, e ao que parece isso não está ao alcance de todos…

O passeio estava a ser maravilhoso, chegámos a um ponto que nos perdemos entre canais e ficámos a disfrutar da vista.

A cidade tem um ambiente único no mundo..

Num ápice estávamos novamente no centro da cidade dos canais, e de repente, aparece-nos o NEMO na frente – o fantástico museu da ciência de Amesterdão!

Tinha acabado aqui o nosso passeio de barco pelos canais da cidade. Fomos a pé até ao centro da cidade, e parámos em frente ao famoso Museu Madame Tussaud, para descansar um pouco.

Daí seguimos para uma das zonas mais fantásticas da cidade.. O Red Light district!

Foi lá que podemos ver ao vivo, pessoas a fumar erva, em plenos bares. Nesta zona podemos fumar variados tipo de ervas de muitas nacionalidades, mas só dentro dos bares. Podemos também constatar que, é legal vender erva dentro dos bares, mas que os fornecedores que a entregam, se forem apanhados com ela em sua posse, podem ir presos, ou pagar uma multa pesada… Estranho mundo em que vivemos!!

Podemos ver também, mesmo durante o dia, mulheres nas montras, prontas a servir os seus clientes!!

E como não podia deixar de ser lojas Sex Shop para todos os gostos…

Por aqui tudo é muito à frente no tempo, era hora de sair daqui, e voltar ao centro da cidade… Amesterdão é mesmo uma cidade diferente!! Saímos daqui “limpos”, sem experimentar nada, mas com mais uma fantástica experiência. 😉

No fim do dia, passeámos pelas ruas da cidade, desviando-nos das milhares de bicicletas que andam na cidade todos os dias..

Iremos voltar com certeza a esta bela cidade, muita coisa ficou por ver aqui, mas sei que nos receberão de “portas e janelas abertas”…

I AM STERDAM!!!