Quinta da Aveleda – Um regresso ao passado sempre de olhos postos no futuro!
Parte do nosso 1º Encontro de Travel Bloggers Portugueses incluía irmos até à Quinta da Aveleda, fazer uma visita guiada e uma prova de vinhos! 🙂
O Grupo Aveleda é detido pela mesma família, a Família Guedes, há já 5 gerações. Actualmente, a empresa é gerida por dois descendentes da 5ª geração, António Azevedo Guedes e Martim Guedes. Desde a sua fundação em 1870, a paixão pelo vinho, o tratamento sustentável do ambiente, a biodiversidade e a atenção ao pormenor continuam a ser os princípios orientadores da empresa. Estes princípios estão na génese da produção de vinhos de qualidade e na criação e aquisição de marcas como Aveleda, Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Quinta D’Aguieira Follies e Casal Garcia. O Grupo está presente em 3 regiões vínicas portuguesas, a Região do Douro, a Região dos Vinhos Verdes e a Região da Bairrada e é o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal, exportando para mais de 70 países em todo o mundo.
Passear pela Quinta da Aveleda, desperta-nos os sentidos, e faz-nos recuar centenas de anos no tempo. Ao chegarmos fomos recebidos calorosamente por duas funcionárias, que nos retrataram a Quinta como ninguém.
Entrámos no jardim tropical, onde pudemos ver árvores centenárias, e sentir os cheiros e a humidade do local.
Um pouco mais a cima, está um eucalipto com duzentos anos de história. Ao seu lado existe um quadro com uma foto com quase cem anos.
Nesta fotografia, podemos ver que o eucalipto já era enorme… Mas podemos ver muito mais que isso… Podemos ver os traços característicos da época, postura e até comportamentos, como disse a nossa guia, Chantal, que é apaixonada por fotografia tal como nós. Uma fotografia é intemporal!
Seguimos passeando, numa pequena parte, de 10 hectares de história e tradição…
Pelo caminho existem, várias casas, muitas delas centenárias. Todas estas casas, tem poucos traços tipicamente portugueses. As casas eram resultado das viagens que a família fazia para vender o seu vinho, e com elas traziam pormenores de construção de todas as partes do mundo.
A Quinta da Aveleda e a sua família, está também ligada às viagens de forma umbilical!
A nossa guia contou-nos que um dia, um enólogo francês ao passar nas vinhas da Quinta da Aveleda e ao ver a forma como estavam tão bem cuidadas, decidiu entrar e pedir para fazer vinho daquelas uvas tão lindas. Na altura, toda a gente estranhou, mas decidiram dar o benefício da dúvida e deixaram-lhe uma pequena parte da vinha para ele fazer o seu vinho.
Assim nascia o Casal Garcia! O sucesso foi enorme, e a partir daí as portas abriram-se para o exterior, e todos reuniram esforços para vender o vinho Casal Garcia, viajando pelo mundo. Hoje é um dos produtos portugueses mais vendidos no mundo inteiro, estando presente em cerca de 70 países. Podemos dizer que o Casal Garcia e a Quinta da Aveleda, também estão presentes no nosso 1º Encontro!
Era hora de provar, as duas iguarias desta quinta! 🙂
O queijo Quinta da Aveleda, em tempos produzido pelos animais da quinta, mas que de há dois anos a esta parte, mudou,deixando de ter animais, agindo com responsabilidade ambiental, pois a criação animal é bastante poluente e, decidindo assim ajudar a economia local, e comprar o leite aos produtores da terra e terras vizinhas.
E o vinho Quinta da Aveleda que é simplesmente divinal e que nos acompanhou até ao jantar.
Aqui neste cenário paradisíaco, com um lago em frente, pudemos também apreciar as lindas vinhas da Quinta da Aveleda.
Realmente não poderia haver melhor combinação! Simplesmente divinal… 🙂
Daqui seguimos para a casa de família. Esta casa já passou por cinco gerações, e tem a particularidade de ser habitada por temporadas pelos vários elementos da família. Uma forma de todas as gerações da família se manterem em contacto com todo o património e negócios.
De seguida fomos conhecer outro grande património da Quinta. As aguardentes Adega Velha e onde elas ficam em estágio nas barricas…
Que cheiro delicioso nesta adega… mais meia hora aqui e não sei se saíamos de juízo perfeito! 😀
Mais um “néctar dos deuses”, que é produzido aqui…
Por último e como a Quinta da Aveleda está sempre à frente no seu tempo, fomos conhecer a nova loja da Quinta e provar as suas novas Sangrias Casal Garcia, que já são um enorme sucesso!
Depois de uma última explicação acerca destes deliciosos produtos Aveleda, tínhamos de os provar todos e adorámos!! Um sabor fresco que combina com a marca Casal Garcia na perfeição. Daqui nos despedimos com enorme nostalgia, mas com grandes ensinamentos para a vida… Um brinde ao Casal Garcia e à Quinta da Aveleda!
[…] tudo no nosso artigo dedicado em exclusivo à Quinta da Aveleda. Foi uma tarde excelente! […]
Muito mais que uma quinta. Um regresso ao passado sempre a pensar no futuro!
Que passeio encantador, tantas histórias contadas e preservadas ao longo do anos, Muito bonito de ver. E no fim, provar queijos e vinhos com essa vista maravilhosa deve ter sido muito agradável. Muito bom conhecer esse passeio.
Day tour incrível/ ah meu sobrenome também é Garcia, ia adorar uma taça desta kkk, mais um lugar na lista para visitar rsrs.
hummm, estes queijos e vinhos me deixaram com água na boca, ainda mais em um lugar tão lindo.. Belo encontro!
Também tive o privilégio de estar na Quinta nesse dia, pela segunda vez, e voltei a apaixonar-me pelo espaço. A sangria é ótima
Uau! Um queijos e vinhos nesse cenário deve ter sido encantador!! Tudo muito charmoso… Muito bom!!!
Também gostei muito da Quinta da Aveleda. Já estive lá há alguns anos. 😀
Ahhh que delícia! Falou em degustação de vinhos, falou comigo! 😀 Adorei saber mais sobre esse passeio e sobre o encontro de blogueiros portugueses…
Que legal um encontro de Travel Bloggers portugueses!! Acabamos de ter aqui no Brasil o 2º encontro dos blogs de viagem. Nada melhor que uma degustação de vinhos em um local desses, Parabéns pelo post.
Encontro de blogueiros já é algo bom demais, visitando um espaço como este, então…
Adoro esse tipo de passeio. Vinho, natureza, cultura. Tudo de bom!!! Uma dica maravilhosa para quem estiver viajando por Portugal. As dicas estão ótimas. Parabéns!