
Berna – Capital da Suiça
Chegámos a Berna num final da manhã bastante chuvoso.
A nossa primeira paragem foi na Igreja Católica Cristã de São Pedro e São Paulo.
Em 1841 a comunidade católica de Zurique planeou construir uma igreja católica, a Augustinerkirche, em Munzplatz que se tornou a igreja paroquial actual.
Berna é a capital da Suíça, predominantemente germanófona, capital do cantão homónimo e também uma comuna. A cidade conta com 133 920 habitantes e estende-se por uma área de 51,6 km². A cidade é património de importância nacional e a parte da Cidade Velha é Património Mundial da UNESCO.
Lá fomos nós explorar o centro da cidade.
Fomos em direção ao Zytglogge, uma torre medieval construída no início do século XIII, e tem servido ao longo do tempo como torre de guarda, prisão, torre do relógio, centro da vida urbana e memorial cívico.
Apesar das muitas remodelações e renovações que sofreu nos seus 800 anos de existência, o Zytglogge é um dos símbolos mais reconhecidos de Berna, principalmente pelo seu relógio astronómico do século XV, tornando-se numa grande atracção turística.
Daqui seguimos para a zona do Parlamento Federal, onde apreciámos as vistas para o lindo rio Aar.
Apesar da chuva insistir em estragar os nossos planos de visita, nós não desistimos. Almoçamos tranquilamente no centro da cidade, e passado cerca de uma hora e meia lá nos deu descanso. 🙂
Seguimos em direção à Catedral de Berna ou à Bern Minster, um lugar fantástico, situado na Cidade velha.
É uma catedral de estilo gótico e a sua construção começou em 1421. A sua torre, com uma altura de 100,6m, só foi concluída em 1893. É a catedral mais alta da Suíça.
Foi lá que, mais uma vez, o Vitor insistiu em subir os 219 degraus para apreciarmos a paisagem lá do topo. 😀
Apesar da dificuldade da subida, o que vemos do topo da catedral vale mesmo a pena! Por lá passamos algum tempo deslumbrados com a vista. Mas tínhamos de descer, o tempo era curto, tínhamos de seguir para outro lugar bastante caricato da cidade. 😉
E se eu vos dissesse que no centro da capital da Suiça, existe um parque de ursos, acreditavam? Pois, mas é verdade!
Este parque de ursos, o BärenPark, está situado na margem direita do rio Aar, na parte velha da cidade. Os primeiros registos de ursos mantidos na cidade vêm de 1513, quando o cronista Valerius Anshelm, descreveu como os locais retornaram para casa vitoriosos da Batalha de Novara, levando um urso vivo como despojos de guerra. Entre 1994 e 1996, foi completamente renovado para melhorar as condições para os ursos, mas só em 2009, inauguraram este espaço actual, que fica no terreno íngreme entre o Bärengraben e a margem do rio Aar.
Dali seguimos novamente para o centro da cidade passando por mais uma das muitas bonitas pontes de Berna.
O tempo instável não nos largava, tínhamos de deixar Berna e fazer mais cerca de 120kms até Brig, no centro das montanhas onde iríamos dormir.
Mas antes ainda tivemos uma grande aventura que vos contaremos no próximo artigo. 😉
O alucinante caminho de Thun a Brig – Suíça
A cidade é muito linda, pena a chuva. Esbate logo todos os tons. Mas a “outonalidade” da paisagem também a torna mais interessante, melancólica 🙂
Que bacana! Suiça é um dos destinos que estou querendo visitar no segundo semestre! Vou aproveitar em muito suas dicas sobre Berna na hora de montar o meu roteiro. Obrigada por compartilhar!
Infelizmente minha única visita até a Suiça hoje, foi em uma pequena conexão! Agora quero voltar pra conhecer todos os outros detalhes! Obrigado por compartilhar!
Nós adoramos Berna. Fizeram a visita guiada ao Palácio Gederal?
Ta aí um lugar que está muito nos meus planos. Sonho com essa viagem há tantos anos. Tem alguma coisa nessa cidade que me lembra um conto de fadas. Espero conhecer em breve!
Os preços dos hoteis e restaurantes em Berna são caros? Tenho uma sensação que é uma cidade muito cara.
Adoro cidades que podemos ter um vista linda do alto e Berna não decepciona, mesmo co tempo instável, as fotos ficaram muito bonitas
Conhecemos pouco a Suiça em nossa primeira viagem, mas nos lugares que fomos ficamos apaixonados pelo país. E com certeza iremos a Berna em nossa próxima visita!
Adorei a dicas de Berna e já adorei o Vitor de cara, afinal, se é para apreciar paisagens que seja depois de 219 degraus! Isso sim que é vista!
A cidade de Berna não é muito barata, nós nos assustamos com os preços… mas que cidade linda! 😮 As vistas, os pontos turísticos, a rua principa… nós adoramos tudo. Grande dica.